6 abril 2017 | 14h30-17h00 | Sala Alice Gouveia ESEC
No próximo dia 6 de abril de 2017, realizar-se-á na ESEC o Workshop "Construção da eficácia coletiva das escolas através do feedback e apoio dos líderes escolares". Este workshop será dinamizado por Michael F. DiPaola - Chancellor's Professor and Chair, Educational Policy, Planning and Leadership, Universidade de William & Mary, Williamsburg, Virginia. USA.
Sinopse
A perceção da eficácia coletiva das escolas tem sido mencionada como um fator com reflexo na aprendizagem dos alunos. Os diretores e outros líderes escolares emergem como agentes determinantes na construção de uma cultura escolar de apoio que promova a eficácia coletiva, com impacto positivo na aprendizagem dos alunos.
Neste workshop, será explorado o conceito de eficácia coletiva, e serão apresentadas ferramentas e formas específicas de a promover através do feedback e do apoio dos supervisores e líderes escolares.
Destinatários
Dirigentes Escolares: Diretores de escolas e agrupamentos, coordenadores de departamentos em escolas, coordenadores de disciplinas, responsáveis pela formação e supervisão de docentes.
Data e Local
6 de abril de 2017 | das 14h30 às 17h00
Escola Superior de Educação | Sala Alice Gouveia
Inscrições
Valores
Público em geral | 5€
Representantes de Agrupamentos | Gratuito (Inscrição obrigatória)
Outros convidados | Gratuito (Inscrição obrigatória)
INSCRIÇÃO (Guia de apoio à inscrição)
Orador
Michael F. DiPaola
Chancellor's Professor and Chair, Educational Policy, Planning and Leadership
Michael DiPaola é, desde 1998, professor no departamento de Política Educacional, Planeamento e Liderança da Escola de Educação da Universidade de William & Mary, Williamsburg, Virginia.
Antes de se juntar ao corpo docente da Universidade a sua carreira desenvolveu-se em escolas públicas ao longo de mais de duas décadas onde desempenhou funções como professor, assistente do diretor, diretor de escola e superintendente de distrito escolar.
Atualmente leciona nos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento na área da Administração e Supervisão na Escola de Educação da Universidade de William & Mary, Williamsburg, Virginia.
Os seus interesses e as áreas de investigação e ensino centram-se nos processos sociais nas organizações escolares, melhoria da instrução e liderança educacional.
Nos últimos anos tem focalizado a sua investigação nos tipos e no impacto dos apoios, que os professores recebem dos diretores, coordenadores e outros administradores, nas suas práticas pedagógicas, satisfação no trabalho e comportamentos de cidadania organizacional em geral, tendo construído instrumentos de avaliação neste âmbito.
Tem trabalhado com líderes escolares no desenvolvimento de competências de observação de aulas, recolha de dados relevantes na sala de aula, no sentido de ajudar os professores a melhorar a sua prática, e a promover a sua autoeficácia.
Publicações
É autor, coautor e editor de inúmeros livros, artigos, capítulos de livros e relatórios técnicos sobre os papéis e responsabilidades dos administradores escolares, dos quais destacamos os seguintes:
DiPaola, M. F. & Hoy, W. K. (2015). Leadership and school quality. Charlotte, NC: Information Age Publishing.
DiPaola, M.F. & Hoy, W.K. (2014). Improving instruction through supervision, evaluation, and professional development. Charlotte, NC: Information Age Publishing.
DiPaola, M. F. (2012). Conceptualizing and validating a measure of principal support, in M. DiPaola & P. Forsyth (Eds.), Contemporary Challenges Confronting School Leaders (pp. 111-120). Charlotte, NC: Information Age Publishing.
DiPaola, M.F. & Hoy, W.K. (2008). Principals improving instruction: Supervision, evaluation, and professional development. Boston: Pearson/Allyn & Bacon.