Inscrições Encerradas

As Formações do Projeto GerminArte são baseadas na publicação “Manual para a Construção de Jardins Interiores”, abordando várias perspetivas estéticas e educativas para a infância.
Financiamento: Fundação Calouste Gulbenkian
Destinatários: Educadores, músicos e outros artistas com interesse pela intervenção musical em contextos de interação com bebés e crianças (0-6 anos).
Caracterização geral: Formação baseada na publicação “Manual para a Construção de Jardins Interiores”, abordando várias perspetivas estéticas e educativas para a infância.
Finalidade: Proporcionar vivências musicais que possam enriquecer a interação com bebés e crianças.
Objetivos:
- Conhecer as potencialidades educativas do “Manual para a Construção de Jardins Interiores”.
- Explorar recursos comunicacionais ao nível do corpo, da voz e da utilização de recursos sonoros não convencionais.
- Saber utilizar repertório musical e de movimento em diferentes contextos educativos.
- Fruir momentos significativos de interação musical.
- Estabelecer contacto com outros profissionais que lidam com infância em diferentes contextos.
Organização: Projeto GermInArte - TransFormação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância
Inscrições:
A Formação Transitiva é formada por três módulos de 3 horas cada, perfazendo um total de 9 horas.
Consulte os detalhes aqui.
Os formandos devem estar presentes nos três módulos de formação. Não é possível fazer inscrições apenas para um ou dois módulos.
Inscrições Encerradas: Recordamos que o número limite de vagas é de 25 e os primeiros 25 participantes a efetivarem a inscrição vão ser contactados via e-mail a confirmar a sua inscrição. Todos os outros que não tenham conseguido uma vaga também vão ser informados.
Formação Transitiva “BÉBÉ PLIMPLIM”
Formação centrada na publicação “Manual para a Construção de Jardins Interiores – Bebé PlimPlim” (livro e CD), tendo como princípios base a ideia de musicalidade comunicativa. Propõem-se atividades de escuta ativa, movimento e prática vocal, enquanto matéria-prima para um trabalho de desenvolvimento pessoal ao nível da interação humana.
Elementos nucleares:
- Escuta e movimento.
- Paisagem vocal.
- Interação humana
DATA
11 de Março| 10h00-13h00 | Sala de Música (ESEC)
Formação Transitiva “COLOS DE MÚSICA”
Formação centrada na publicação “Manual para a Construção de Jardins Interiores - Colos de Música” (livro e CD), tendo como princípios base a teoria de aprendizagem musical e a conceção da música como instrumento de comunicação. Propõem-se atividades de movimento, de exploração vocal e de aprendizagem de canções e cantos rítmicos.
Elementos nucleares:
- Canções e cantos rítmicos.
- Corpo
- Audiação
DATA:
11 de Março| 14h30-17h30 | Sala de Música (ESEC)
Formação Transitiva “SUPER-SONICS”
Formação centrada na publicação “Manual para a Construção de Jardins Interiores – Super-Sonics” (livro e CD), tendo como princípios base a ideia de paisagem sonora e de fazer música com sons quotidianos. Propõem-se atividades de escuta tímbrica, composição e performance musical com recursos sonoros não convencionais, valorizando o seu potencial expressivo e inclusivo.
Elementos nucleares:
- Escutar, tocar e descobrir.
- Recursos sonoros não convencionais.
DATA
25 de Março| 10h00-13h00 | Sala de Música (ESEC)