6, 7, 13 e 14 de janeiro 2017 | 9h00 às 17h30 | ESEC

Fundamentação
Estamos em pleno século XXI! E no entanto, ao analisar os novos avanços na investigação sobre as pessoas com deficiência, é facilmente constatável a ainda existente discussão intensa no campo das pessoas que apresentam características diferentes quando comparadas com os valores normativos e expectáveis. E quando a discussão entra na esfera da até agora denominada Deficiência Mental, onde a própria terminologia parece trazer consigo alguma descredibilização sobre estas populações, tudo parece assumir proporções ainda maiores!
Esta mesma revolução e tentativa de mudança torna-se, agora, emergente e fulcral no seio da investigação mais atual que se faz sentir na abordagem à condição em questão, no âmbito do seu constructo e respetiva terminologia, ao mesmo tempo que o enfoque recai sobre a qualidade de vida, inerente ao processo de capacitação das pessoas com dificuldades. E é com base nos pressupostos adaptativos, que esta formação se organiza, como ponto de partida para a mudança de atitudes e práticas no âmbito das populações com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. Desta forma, será abordado numa primeira parte a mudança da terminologia, para uma melhor contextualização e inclusão do critério do comportamento adaptativo, passando-se, em seguida, ao enquadramento da avaliação adaptativa e social no design dos planos de vida das pessoas com DID e à aplicação da escala de avaliação do comportamento adaptativo (ECAP) validada à população Portuguesa com DID.
Objetivos
Objetivo geral da formação
- Desenvolver competências no âmbito da aplicação de instrumentos de avaliação a nível adaptativo e dos apoios: a Escala de Comportamento Adaptativo versão Portuguesa e a Escala de Intensidade de Apoios
Objetivos pedagógicos/específicos da formação
1. Dominar as novas terminologias e paradigmas face à Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental
2. Compreender o modelo humano multidimensional
3. Dominar o processo de avaliação e o da avaliação adaptativa
4. Compreender a filosofia subjacente à avaliação do comportamento adaptativo e dos apoios na participação efetiva dos indivíduos com DID
5. Aplicar a escala de comportamento adaptativo versão portuguesa
6. Aplicar a escala de intensidade de apoios versão portuguesa
7. Contextualizar a avaliação adaptativa e dos apoios no plano de vida individual
8. A qualidade de vida no plano de vida dos sujeitos
Carga horária
30 horas
Destinatários
Técnico Superiores que intervém em estabelecimentos de apoio à saúde mental (Ex.: Unidades de Educação Especial, Unidades de Saúde Mental, APPACDM’s, APPDA’s, ou outras instituições de apoio à deficiência mental)
Coordenadores
Prof. Doutor João Vaz
Mestre António Leal
Formadora
Prof. Doutora Sofia Santos
Docente na FMH, Investigadora, Coordenadora da Licenciatura em Reabilitação Psicomotora (ver +CV)
Inscrições
INSCRIÇÃO | até 23 de dezembro de 2016
Valores de Inscrição
Os candidatos admitidos poderão efectuar o pagamento da propina na totalidade ou em 3 prestações, sendo a 1ª paga no acto da inscrição.
Público em Geral: 250,00€ (100€ + 75€ +75€)
Alunos e Ex- alunos da ESEC: 175,00€ (75€+50€+50€)
Associados da APP: 210,00€(100€ + 60€ + 50€)
Nota: Serão atribuídas 5 Bolsas a Alunos do Mestrado em Educação Especial, Licenciatura em Animação Socioeducativa ou Gerontologia Social da ESEC, no valor de 200,00 € cada. As bolsas serão atribuídas por ordem de inscrição.
Modalidade de pagamento
Transferência Bancária
NIB: 0018 0003 26028324020 52
IBAN: PT50 0018 0003 26028324020 52
(deverá submeter o comprovativo de pagamento no próprio formulário de inscrição)
Contactos
e-mail: ih.instituto.humanus@gmail.com
telemóvel: 969 033 691