09 julho 2016 | 9h30-18h30 | ESEC
A ESEC irá acolher a Formação Avaliação neuropsicomotora através de uma análise qualitativa descritiva e interpretativa, dinamizada pelo Instituto Humanus.
Objetivos
De acordo com o Fórum Europeu de Psicomotricidade o Psicomotricista tem, como competências principais, realizar a avaliação psicomotora num setting específico, usando instrumentos qualitativos e quantitativos (observação clínica, testes e protocolos); fazer diagnósticos psicomotores que indicam: habilidades psicomotoras, problemas psicomotores e qualidade do movimento, em todas as idades.
Assim, a formação proposta tem como objectivos principais e gerais:
- Compreender conceitos teóricos e teórico-práticos sobre a avaliação neuropsicomotora;
- Compreender e aplicar os princípios gerais da avaliação neuropsicomotora, numa vertente qualitativa, de acordo com as competências definidas pelo Fórum Europeu de Psicomotricidade;
- Descrever e relatar, usando uma linguagem técnica e comum aos profissionais da área, os problemas psicomotores da criança.
Dia e hora
9 Julho 2016 (Sábado)
09H30-13H00 e 14H00-18H30
Formadora
Gabriela Neves de Almeida
Psicomotricista e Docente
Doutorada em Motricidade Humana | Reabilitação (FMH-UL)
Mestre em Reabilitação Psicomotora (FMH-UTL)
Perita em Psicomotricidade pelo Fórum Europeu de Psicomotricidade
Local
Ginásio da ESEC
Sala de Música
Destinatários
Licenciados em Reabilitação Psicomotora
Licenciados em Educação Especial e Reabilitação
Estudantes de Reabilitação Psicomotora
Inscrições
Inscrições (1ª Edição: Inscrições encerradas | 2ª Edição: informações brevemente disponíveis)
Inscrições limitadas a 15 participantes.
Valor: 60,00€ (sessenta euros)
Modalidade de pagamento
Transferência Bancária
NIB: 0018 0003 26028324020 52
IBAN: PT50 0018 0003 26028324020 52
(deverá submeter o comprovativo de pagamento no próprio formulário de inscrição)
NOTA: Levar roupa e calçado prático
Contacto
Email: ih.instituto.humanus@gmail.com
Referências
Albaret, J. (2209). Place de l’examen psychomoteur dans l’évaluation neuropsychologique de l’enfant. Évolutions Psychomotrices - Vol. 21 - n°83. 45-54
Ballouard, C. (2006). Le travail du psychomotricient. Dunod. Paris
Ballouard, C. (2008). L’aide mémoire – 25 notions clés. Dunod. Paris
Fonseca, V. (1995). Manual de observação psicomotora; significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Ed. Artes Médicas - Porto Alegre.
Vaivre-Douret L. (2007).Apport a l’examen psychomoteur. Ed. Vernazobres- Grego. Paris
Vaivre-Douret L. (2007). Troubles d’apprentissage non verbal: les dyspraxies développementales. Arch. Pédiatr., 14 : 1341-349.
Cartaz
