Logotipo IPC

  esec no facebook esec no twitter ESEC no youtube by ESECTV
  Quinta-Feira • 03 de Julho de 2025  PT EN

06.06.2016

Curso livre de Comunicação Digital: Otimização para motores de busca e redes sociais.

Início a 25 de junho (sábados) | Sala Informática 2

Curso breve de Comunicação Digital.

Otimização para motores de busca e redes sociais.

Inicia a 25 de junho, sala de Informática 2

INSCRIÇÃO

1) INTRODUÇÃO

O Search Engine Optimization (SEO) é uma área específica da comunicação digital e do web-marketing, a qual tem sido responsável pelo desenvolvimento de estratégias e de técnicas capazes de promover a melhoria da posição de um site nos resultados de pesquisa de forma orgânica.

Esta técnica permite incrementar a frequência das denominadas “visitas” às páginas web e desse modo atingir potenciais novos clientes, de forma mais económica; permite também gerar um tráfego de alta qualidade, uma vez que tende a ser mais segmentado; por último, permite igualmente atingir um índice de conversão mais elevado (por comparação com outras técnicas, por exemplo o banner, a qual gera acréscimos na ordem das cinco vezes mais de visitas). Acredita-se que o algoritmo de indexação e ordenação do Google é influenciado por mais de 200 factores. O objectivo genérico do curso é o de facultar aos formandos informação e conhecimentos que os habilitem a perceber alguns dos supra referidos factores para, desse modo, construírem uma estratégia de comunicação digital de sucesso, onde os websites possam ser melhor posicionados no motor de busca Google.

 

2) OBJECTIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO

- Dotar os formandos de conhecimentos que permitam gerir, monitorizar e optimizar a presença online da organização ou da empresa nos websites ou nas nas redes sociais (com particular destaque para a rede social Facebook).

-  Compreender o modo como os motores de busca funcionam;

- Identificar e implementar acções de otimização  em sites, com o objetivo de melhorar o posicionamento orgânico nos motores de pesquisa;

- Analisar e avaliar acções de white and black hat em seo.

- Compreender e otimizar a presença em redes sociais (essencialmente Facebook e Youtube) em consonância com o posicionamento do website.

 

3) CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO CURSO

1- O que é o SEO

2- Como é que o Google funciona

3- Análise da concorrência

4- Pesquisa e análise de palavras-chave

5- Marketing de conteúdo e Link Building

6- Optimização on-page

7- Optimização off-page

8. Técnicas de SEO em redes sociais

9- Monotorização e criação de relatórios

10- A confiança on-line, a percepção dos benefícios e riscos nas transacções em websites.

11 - Boas práticas e recomendações

 

4) AVALIAÇÃO DO CURSO

O curso será eminentemente prático, sendo que ao longo das sessões se analisarão vários casos de modo a incentivar a participação presencial na resolução de exercícios e/ou na produção de respostas a propostas de actividades num fórum a disponibilizar no moodle.

No final, realizar-se-á um trabalho prático com o objectivo de analisar um projecto online ao nível dos principais factores da optimização para Motores de Busca (SEO): identificar erros/más práticas e propor melhorias/soluções.

 

5) CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA

a) O curso terá a duração de 24 horas presenciais, desenvolvidas ao longo de seis semanas (com inicio a 25 junho 2016, 9h30);

b) Será desenvolvido em regime pós-laboral aos sábados (das 9h30 às 13h30);

c) Para efeitos de organização das sessões de formação, os candidatos deverão levar um computador portátil;

d) O número de vagas é limitado a 25, sendo as candidaturas aceites por ordem de inscrição.

e) Pode obter mais Informações sobre o curso no Gabinete de Gestão Financeira, Unidade de Apoio a Projectos (Drª Libânia da Conceição – atendimento das 14.00-17.00): uap@esec.pt, 239 79 31 20 – tecla 3 (telefone).

f) Em função da procura, poderá eventualmente ser organizada mais do que uma edição do curso.

g) No final do curso será emitido um certificado de formação, correspondente a 24 horas teórico-práticas (3 créditos ECTS).

h) Custo estimado – 60 Euros.

 

6) DESTINATÁRIOS

Estudantes das licenciaturas ou dos mestrados nas áreas genéricas da Comunicação Social, Comunicação Organizacional, Comunicação e Design Multimédia, Turismo, Animação Socioeducativa, Arte e Design, Música, Teatro.

Estudantes de outros cursos superiores ou de outras licenciaturas onde a natureza da formação proposta possa ser entendida como um factor de valorização profissional.

Licenciados à procura de uma oportunidade de ingresso no mercado de trabalho ou activos em exercício de actividade onde este conhecimento possa ser relevante.

 

7) FORMADORES

Mestre Sara Santos (20 horas)

Desde 2010 que colabora com o PRODUTECH – Cluster das Tecnologias de Produção como Coordenadora de Marketing, sendo responsável pela dinamização do portal das tecnologias de produção. É consultora freelancer em marketing digital para empresas nacionais e internacionais, nomeadamente para a marca ZARA (SEO para a loja online portuguesa). Licenciada em Comunicação Organizacional pela ESEC, pós-graduada em Marketing Digital pelo IPAM. Mestre em Marketing e doutoranda em Gestão pela Faculdade de Economia do Porto. Formadora certificada em Marketing Digital pelo Digital Marketing Institut (Irlanda).

Doutor José Pedro Silva (4 horas)

Docente nas licenciaturas de Comunicação Social e Comunicação Organizacional e nos cursos de mestrado de Comunicação Social (Novos Media) e Marketing e Comunicação da Escola Superior de Educação de Coimbra.

 

8) COORDENAÇÃO

Prof. Coordenador José Pedro Silva (ESEC)

 

 

 


Partilhar: 



 

Outros destaques


{ Consultar o arquivo

  pessoas

 
  Alunos
Candidatos
Consulta Pública de Notas

Informações

[+] Mais Informações em MyEsecWeb 

ESEC-em-destaque
Galeria de Imagens Site da ESECTV CINEP IWE Historico de projetos
Links de rodape

Escola Superior de Educação de Coimbra © 2008
Termos de UsoMapa do Site | Ficha Técnica | rss |  Facebook | Google+  Twitter | Símbolo de Acessibilidade na Web D |Administração do Site
Revista Cientifica - Exedra eU B-on