19 de março | 10h00-13h00 | Auditório ESEC
No âmbito do Projeto PROATIVOS: PROmoção de Ações faciliTadoras de Inclusão, diVulgação de bOas práticaS irá realizar-se no dia 19 de março (sábado) uma sessão formativa dedicada ao tema Educação Inclusiva:a conquista das aprendizagens dinamizada pelo Dr. Nelson Santos.
Objetivo: Com esta ação pretendemos desenvolver, nos formandos, a consciência que a Educação Inclusiva é muito mais que a socialização e que não se dirige apenas a alunos com NEE.
Após esta breve discussão pretende-se refletir sobre a importância: de olharmos para o currículo como uma entidade dinâmica, adequação de atividades para que todos possam participar de forma efetiva e sobre os princípios a ter em consideração na elaboração das adequações.
Conteúdos:
- Conceito de Educação Inclusiva;
- Conceito de Currículo;
- Adequação de atividades;
- Participação e Sucesso;
- Adequações, aspetos a ter em conta na elaboração e alguns exemplos.
INSCRIÇÃO
Sobre o orador
Nelson David Ferreira Santos
Nelson Santos é licenciado em Ensino Básico - 1.º Ciclo, na Escola Superior de Educação de Viseu; Mestre em Ciências de Educação - Especialização em Educação Especial na Universidade Católica Portuguesa – Pólo das Beiras, com a tese Perceções dos Pais/Encarregados de Educação, de uma Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Concelho de Sintra, relativamente à Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. É formador certificado pelo Conselho Científico da Formação Contínua na área da Educação Especial e Sensibilização à Educação Especial.
Atualmente desenvolve a sua atividade profissional como coordenador do Projeto de Intervenção Especializada (PintE) e docente de educação especial no Colégio Pedro Arrupe, é tesoureiro da direção da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial e membro do Conselho Redatorial da Revista Educação Inclusiva da mesma Associação. É doutorando em Formação de Professores e Formação Pedagógica de Formadores - Conceções e Práticas, no Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa.
Foi autor de um artigo sobre Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção no dossier temático da Revista Educação Inclusiva em junho de 2011 e de artigos de recensão na Revista da Associação de Profissionais de Educação de Infância.
Apresentou algumas comunicações e pósteres abordando temáticas como a PHDA e Educação Inclusiva.