30 de abril a 14 de maio (25 horas)
Formadores:
Professora Doutora Luzia Lima-Rodrigues
Professor Doutor David Rodrigues
Calendarização
30 abril/2016: 10h/13h - 14h/17h
6 maio: 18h/22h;
7 maio: 9h/13h - 14h 17h
13 maio: 18h/22h;
14 maio: 9h/13h
Local: Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo -Escola Básica Dr. Ferrer Correia (Senhor da Serra)
INSCRIÇÃO (Condições especiais de inscrição/frequência para formandos do AEMC e da ESE Coimbra)
Destinatários/relevância:
Para os efeitos previstos no artigo 5º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de professores, a ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.
Para efeitos da aplicação do n.º 3 do artigo 14º do regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para a progressão em carreira.
Nº créditos: 1 (25 horas)
Objetivos:
1. Aprofundar conhecimentos sobre as pedagogias expressivas, seus fundamentos e seus efeitos na aprendizagem e no desenvolvimento humano.
2. Desenvolver habilidades de expressão e de comunicação verbal e não-verbal.
3. Aprimorar a capacidade de criar ou adaptar propostas, enfrentar desafios e solucionar problemas educacionais de forma criativa, inovadora e cooperativa, favorecendo a participação e o sucesso de todos os seus alunos.
Conteúdos:
1. Pedagogias Expressivas e a construção coletiva do papel profissional no âmbito da Educação Inclusiva.
2. Efeitos e efetividade das Pedagogias Expressivas no desenvolvimento, na aprendizagem e na identidade estética e sociocultural dos alunos.
3. Vivência expressivas originárias do Drama, da Dança, da Música, da Arte e da Escrita criativa.
4. Construção e adaptação de propostas expressivas e cooperativas em Educação Inclusiva.
5. Pedagogias Expressivas e avaliação. Metodologia: Considerando os objetivos e a natureza dos conteúdos a serem abordados, as aulas alternarão entre a tipologia prática e teórico/prática, com recurso a aulas dialogadas, dinâmicas cooperativas de grupo e vivência de pedagogias expressivas originárias da dança, da música, do drama, da arte e da escrita criativa.
Avaliação: Apresentação de um trabalho. A avaliação será quantitativa conforme previsto no nº 2 do artigo 46º do Estatuto da Carreira Docente, aprovado pelo DL 15/2009 de Janeiro: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular - de 5 a 6,4 valores; insuficiente - 1 a 4,9 valores