Logotipo IPC

  esec no facebook esec no twitter ESEC no youtube by ESECTV
  Quinta-Feira • 03 de Julho de 2025  PT EN

11.02.2016

Projeto Proativos- Formação: Pedagogias Expressivas na Educação Inclusiva I

Notícia
30 de abril a 14 de maio (25 horas)

Formadores:

Professora Doutora Luzia Lima-Rodrigues

Professor Doutor David Rodrigues 

Calendarização
30 abril/2016: 10h/13h - 14h/17h
6 maio: 18h/22h;  
7 maio: 9h/13h - 14h 17h
13 maio: 18h/22h;  
14 maio: 9h/13h

Local: Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo -Escola Básica Dr. Ferrer Correia (Senhor da Serra)

INSCRIÇÃO (Condições especiais de inscrição/frequência para formandos do AEMC e da ESE Coimbra)

Destinatários/relevância:

Para os efeitos previstos no artigo 5º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de professores, a ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Para efeitos da aplicação do n.º 3 do artigo 14º do regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para a progressão em carreira.

Nº créditos: 1 (25 horas)

Objetivos:

1. Aprofundar conhecimentos sobre as pedagogias expressivas, seus fundamentos e seus efeitos na aprendizagem e no desenvolvimento humano.

2. Desenvolver habilidades de expressão e de comunicação verbal e não-verbal.

3. Aprimorar a capacidade de criar ou adaptar propostas, enfrentar desafios e solucionar problemas educacionais de forma criativa, inovadora e cooperativa, favorecendo a participação e o sucesso de todos os seus alunos.

Conteúdos:

1. Pedagogias Expressivas e a construção coletiva do papel profissional no âmbito da Educação Inclusiva.

2. Efeitos e efetividade das Pedagogias Expressivas no desenvolvimento, na aprendizagem e na identidade estética e sociocultural dos alunos.

3. Vivência expressivas originárias do Drama, da Dança, da Música, da Arte e da Escrita criativa.

4. Construção e adaptação de propostas expressivas e cooperativas em Educação Inclusiva.

5. Pedagogias Expressivas e avaliação. Metodologia: Considerando os objetivos e a natureza dos conteúdos a serem abordados, as aulas alternarão entre a tipologia prática e teórico/prática, com recurso a aulas dialogadas, dinâmicas cooperativas de grupo e vivência de pedagogias expressivas originárias da dança, da música, do drama, da arte e da escrita criativa.

Avaliação: Apresentação de um trabalho. A avaliação será quantitativa conforme previsto no nº 2 do artigo 46º do Estatuto da Carreira Docente, aprovado pelo DL 15/2009 de Janeiro: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular - de 5 a 6,4 valores; insuficiente - 1 a 4,9 valores 


Partilhar: 



 

Outros destaques


{ Consultar o arquivo

  pessoas

 
  Alunos
Candidatos
Consulta Pública de Notas

Informações

[+] Mais Informações em MyEsecWeb 

ESEC-em-destaque
Galeria de Imagens Site da ESECTV CINEP IWE Historico de projetos
Links de rodape

Escola Superior de Educação de Coimbra © 2008
Termos de UsoMapa do Site | Ficha Técnica | rss |  Facebook | Google+  Twitter | Símbolo de Acessibilidade na Web D |Administração do Site
Revista Cientifica - Exedra eU B-on