15 de janeiro 2016 | 14h30 | Auditório ESEC
Orçamentos Participativos
15 de janeiro 2016 | 14h30 | auditório da ESEC
No âmbito do Mestrado de Educação e Lazer e o Mestrado de Educação de Adultos e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Educação de Coimbra irá decorrer uma Conferência dinamizada pelo Dr Nelson Dias, no dia 15 de janeiro de 2015, pelas 14h30.
Nélson Dias
Nota biográfica: Presidente da Direcção da Associação In Loco, consultor independente do Banco Mundial, das Nações Unidas e do Governo de Cabo Verde. Consultor de varias autarquias em Portugal, Cabo Verde e Moçambique para a implementação de Orçamentos Participativos.
Licenciado em Sociologia e Mestre em Planeamento e Avaliação de Processos de Desenvolvimento, ambos pelo ISCTE. Formação complementar em “metodologias participativas” e “planeamento estratégico”.
Presidente da Direcção da Associação In Loco, desde 2009.
Consultor do Governo da República de Cabo Verde e da Organização das Nações Unidas para a implementação do Orçamento Participativo naquele país, desde 2007. Tem prestado consultoria a diferentes autarquias em Portugal para a implementação de processos de Orçamento Participativo, como é o caso das Câmaras Municipais de Lisboa, Cascais e Vila Verde. Coordenou o Projecto Orçamento Participativo Portugal (2008-2009). Consultor da Câmara Municipal de Lisboa para concepção, implementação e avaliação do Programa “Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP).
Exerceu as funções de docente convidado na Universidade do Algarve (Licenciatura em Sociologia) e na Universidade de Sevilha (Curso de Mestrado de Educación de Personas Adultas y Acción Comunitaria). Docente convidado do Mestrado em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local, da Escola Superior de Educação de Coimbra.
Autor de livros e artigos, com destaque para “Dar Rosto à Intervenção – Animadores Locais de Desenvolvimento” (1999), “Novo Experimentalismo Democrático – o caso do Orçamento Participativo de Guaraciaba/Santa Catarina (Brasil)” (2006), “Orçamento Participativo - Animação Cidadã para a Participação Política” (2008), “Uma outra democracia é possível? O caso do Orçamento Participativo”, entre outros.