23.10.2015
SATHE 2015-Simpósio Internacional sobre a Docência no Ensino Superior
26 de Outubro de 2015 (ESEC, Coimbra, Portugal)
SATHE 2015-Simpósio Internacional sobre a Docência no Ensino Superior
SATHE: International Symposium
Study and Advancement of Teaching in Higher Education
Simpósio Internacional sobre Docência no Ensino Superior
Sathe2015: Novos públicos, novas práticas no Ensino Superior
26 de Outubro de 2015 (ESEC, Coimbra, Portugal)
O CINEP (www.cinep.ipc.pt) organiza anualmente o SATHE, um simpósio que reúne os docentes do IPC (e outros interessados) para discutirem temas de relevância profissional, científica, e pedagógica. O SATHE 2015dedica-se ao tema “Novos públicos, novas práticas no Ensino Superior”.
O Politécnico de Coimbra, como todas as instituições de ensino superior nacionais, europeias e um pouco por todo o mundo, é cada vez mais procurado por estudantes que divergem do perfil tradicional para o qual o ensino superior foi formato nas últimas décadas.
Estudantes maiores de 23, estudantes-trabalhadores, estrangeiros em programas temporários de mobilidade e colaboração interinstitucional, nativos digitais e pessoas com poucas competências nas áreas de literacia centrais na sociedade da informação, pessoas com necessidades especiais e outras de minorias culturais, religiosas, linguísticas… é este o colorido de uma sala de aula normal nos dias atuais. Na sala de aula, real ou virtual os docentes confrontam-se com estudantes e turmas que representam a diversidade social e cultural, o acesso massificado, as novas tendências sociais e, acima de tudo, a concretização prática do conceito de aldeia global.
Quais as implicações da presença e visibilidade destes “novos públicos” no ensino, no recrutamento, na investigação, na organização da vida no campus? Este ano pretendemos que o SATHE sirva como fórum para um debate deste tema e suas implicações ao nível das didáticas e pedagogia, organização do ensino, desenvolvimento curricular, relações com a investigação, a comunidade e o mundo do trabalho.
PROGRAMA
HORA
|
LOCAL
|
2ªF, 26 DE OUTUBRO DE 2015
|
9:00
|
Auditório
|
Receção
|
9:15
|
Sessão de Abertura
|
- Susana Gonçalves, Diretora do CINEP
- Rui Mendes, Presidente da ESEC
- Rui Antunes, Presidente do IPC
|
9:30
|
Auditório
|
Conferência Plenária
|
- MARILYN SANDERS MOBLEY, PhD. Vice President for Inclusion, Diversity and Equal Opportunity and Professor of English at Case Western Reserve University in Cleveland, Ohio.
DIVERSITY AND INCLUSION ON CAMPUS
|
10:30
|
Coffee break
|
11:00
|
Sala 15
Sala 16
|
Comunicações
Simultâneas
|
Sessão 1: TECNOLOGIAS NO ENSINO
- e-MAIO: Módulos de Aprendizagem Interativa Online - Cristina Maria Ribeiro Martins Pereira Caridade (ISEC|IPC)
- O MOOC Escrita Criativa: “a outra tradição”: uma experiência pedagógica inovadora na Universidade de Coimbra - Maria Teresa Ribeiro Pessôa, Celeste Vieira, João Costa e Silva, Graça Capinha (FPCE|UC)
- Aprendizagem da Matemática através da Plataforma M@t-educar com sucesso num Curso de Engenharia - Isabel Maria Torres Magalhães Vieira de Araújo (ESTG|IPVC)
- Construção de um laboratório virtual como um recurso na educação a distância para estudantes de engenharia - Manuel Maria Abranches Travassos Valdez (IPC|ISEC)
Sessão 2: CONTEÚDOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
- Paper Scholarship of Teaching and Learning: Que Atividades são percecionadas como Boas Práticas pelos estudantes? - Margarida Maria Solteiro Martins Pinheiro (ISCA|UA)
- A tradição e a cultura como potenciadoras da educação e da literacia em ciência e arte - Maria Margarida de Carvalho e Silva Afonso, Helena Margarida Luís Ramos Tomás e Paula Maria dos Santos Péres (ESSE|IPCB)
- Participação e exposição, consciência e competência – os contornos de uma estratégia pedagógica para o ensino do jornalismo - Carla Susana Ribeiro Patrão (ESEC|IPC)
- CLIL no ensino superior Português: uma experiência pedagógica inovadora - Margarida Maria Bagina Coelho (ESTG | IPP), Maria del Carmen Arau Ribeiro (ESTG |IPG), Manuel Moreira da Silva (ISCAP) e Ana Gonçalves (ESHTE)
|
12:00
|
Sala 15
Sala 16
|
Comunicações
Simultâneas
|
Sessão 3: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E APRENDIZAGEM
- Um Procedimento de Ensino para Promover uma Aprendizagem Profunda - António Manuel Simões Pereira Duarte (Faculdade de Psicologia|Universidade de Lisboa)
- Estratégias de ensino e aprendizagem para o sucesso académico: diagnosticar e intervir - Maria Emília Bigotte Almeida, Carla Isabel Fidalgo & João Ricardo Branco (ISEC|IPC)
- Importância da Prática no Processo de Aprendizagem em Turismo – O Caso dos Eventos na Animação Turística - Susana Filipa Gonçalves & Elsa Correia Gavinho (ESHTE)
- Implicações da Pedagogia da Autonomia na
- Gestão Pedagógica no Ensino Superior - Dina Isabel Mendes Soeiro (ESEC | IPC),António Dias de Figueiredo (FCT|UC) e Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira (FPCE|UC)
Sessão 4: RECURSOS, PROJETOS E ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES
- A maleta pedagógica, uma ferramenta de valorização do património - Maria do Rosário Castiço de Campos & Ivânia Patrícia Redinha Monteiro (ISEC|IPC)
- Laboratório de Física – Uma mais-valia no ensino da Física a alunos de Engenharia do ISEC - Susete Teresa Gaspar do Fetal (ISEC|IPC)
- - Iluminação do Centro Histórico da Aldeia de Casteição - Patrícia Isabel Domingues dos Santos e Abreu, Cristina Faustino Agreira e Manuel Travassos Valdez (ISEC|IPC)
- Síntese a partir de várias fontes: um estudo de caso - Leila Calil Saade Rodrigues (ESAC|IPC)
- Desenvolvimento de Novos Produtos Naturais à Base de Tomilho Bela-luz: um Projecto com Reconhecido Interesse para a Indústria Alimentar e para o Consumidor - Marta Henriques, Filipa Cláudia Tavares Carvalho, Ana Rodrigues, David Gomes (ESAC|IPC)
|
13:00
|
Almoço
|
|
Sala a designar
|
Workshops em simultâneo
- Cristina Adriana Toscano de Faria, ESEC
A VOZ - UMA ARMA DO PROFESSOR
|
14.00
|
SALA DE ENSAIOS
|
- Raquel Sampaio, Academia das Emoções
CORPO, EXPRESSÃO E ATITUDE
|
SALA DE INFORMÁTICA 2
|
- Margarida Tenente Santos Pocinho, ESTeSC
MINI-CURSO DE MENDELEY
|
SALA DE INFORMÁTICA
3
|
- Cristina Maria Ribeiro Martins Pereira Caridade, ISEC
EU ENSINO COM O MOODLE: A ATIVIDADE “WORKSHOP”
|
SALA 15
|
- Vera Rico da Silva Cunha, Coimbra Toastmasters Club
COIMBRA TOASTMASTERS CLUB: MELHORAR COMPETÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO (Sessão de Demonstração)
|
SALA 16
|
- José Pedro Cerdeira Coelho e Silva, ESEC
MÉTODOS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO COM PARES E COM GRUPOS NA SALADE AULA
|
Auditório
|
- José Joaquim Costa, Universidade e Coimbra (FPCE)
SÃO PIXEÍS SENHOR? OTIMIZAR O USO DA IMAGEM NA COMUNICAÇÃO PEDAGÓGICA E CIENTÍFICA
|
15:45
|
Coffee break
|
16.00
|
Auditório
|
Painel-debate
|
Aprender com os outros: Outras práticas pedagógicas para o ensino superior contemporâneo
- Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, Universidade do Minho, Instituto de Educação NEIP
QUE PODEMOS APRENDER SOBRE A SOTL, COM OS ESTUDANTES?
- Raquel Sampaio, Academia das Emoções, formadora em Comunicação Corporal, das Expressões Artísticas e da Voz
QUE PODEMOS APRENDER SOBRE AS ARTES E OS ARTISTAS?
- Carmen Cavaco, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
QUE PODEMOS APRENDER COM OS ADULTOS NÃO ESCOLARIZADOS DE MEIO RURAL?
|
17:30
|
Encerramento
|
Momento musical
|
Mais informação em https://cinep.ipc.pt/
{ Consultar o arquivo
|
|