Logotipo IPC

  esec no facebook esec no twitter ESEC no youtube by ESECTV
  Quinta-Feira • 03 de Julho de 2025  PT EN

23.10.2015

SATHE 2015-Simpósio Internacional sobre a Docência no Ensino Superior

26 de Outubro de 2015 (ESEC, Coimbra, Portugal)

SATHE 2015-Simpósio Internacional sobre a Docência no Ensino Superior

SATHE: International Symposium

Study and Advancement of Teaching in Higher Education

Simpósio Internacional sobre Docência no Ensino Superior

Sathe2015: Novos públicos, novas práticas no Ensino Superior

26 de Outubro de 2015 (ESEC, Coimbra, Portugal)

O CINEP (www.cinep.ipc.pt) organiza anualmente o SATHE, um simpósio que reúne os docentes do IPC (e outros interessados) para discutirem temas de relevância profissional, científica, e pedagógica. O SATHE 2015dedica-se ao tema “Novos públicos, novas práticas no Ensino Superior”.

O Politécnico de Coimbra, como todas as instituições de ensino superior nacionais, europeias e um pouco por todo o mundo, é cada vez mais procurado por estudantes que divergem do perfil tradicional para o qual o ensino superior foi formato nas últimas décadas.

Estudantes maiores de 23, estudantes-trabalhadores, estrangeiros em programas temporários de mobilidade e colaboração interinstitucional, nativos digitais e pessoas com poucas competências nas áreas de literacia centrais na sociedade da informação, pessoas com necessidades especiais e outras de minorias culturais, religiosas, linguísticas… é este o colorido de uma sala de aula normal nos dias atuais. Na sala de aula, real ou virtual os docentes confrontam-se com estudantes e turmas que representam a diversidade social e cultural, o acesso massificado, as novas tendências sociais e, acima de tudo, a concretização prática do conceito de aldeia global.

Quais as implicações da presença e visibilidade destes “novos públicos” no ensino, no recrutamento, na investigação, na organização da vida no campus? Este ano pretendemos que o SATHE sirva como fórum para um debate deste tema e suas implicações ao nível das didáticas e pedagogia, organização do ensino, desenvolvimento curricular, relações com a investigação, a comunidade e o mundo do trabalho.

PROGRAMA

  

HORA

LOCAL

2ªF, 26 DE OUTUBRO DE 2015

9:00

       Auditório

                                                         Receção

9:15

      Sessão de Abertura

  • Susana Gonçalves, Diretora do CINEP
  • Rui Mendes, Presidente da ESEC
  • Rui Antunes, Presidente do IPC

         9:30

 

       Auditório

      Conferência Plenária

  •  MARILYN SANDERS MOBLEY, PhD. Vice President for Inclusion, Diversity and Equal Opportunity and Professor of English at Case Western Reserve University in Cleveland, Ohio.

                  DIVERSITY AND INCLUSION ON CAMPUS

       10:30

                                                                              Coffee break

11:00  

        Sala 15

 

 

 

 

 

 

 

 

        Sala 16

 

Comunicações

Simultâneas  

 

 

          Sessão 1: TECNOLOGIAS NO ENSINO

 

  • e-MAIO: Módulos de Aprendizagem Interativa Online - Cristina Maria Ribeiro Martins Pereira Caridade (ISEC|IPC)
  • O MOOC Escrita Criativa: “a outra tradição”: uma experiência pedagógica inovadora na Universidade de Coimbra - Maria Teresa Ribeiro Pessôa, Celeste Vieira, João Costa e Silva, Graça Capinha (FPCE|UC)
  • Aprendizagem da Matemática através da Plataforma M@t-educar com sucesso num Curso de Engenharia - Isabel Maria Torres Magalhães Vieira de Araújo (ESTG|IPVC)
  • Construção de um laboratório virtual como um recurso na educação a distância para estudantes de engenharia - Manuel Maria Abranches Travassos Valdez (IPC|ISEC)

 

            Sessão 2: CONTEÚDOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO

  • Paper Scholarship of Teaching and Learning: Que Atividades são percecionadas como Boas Práticas pelos estudantes? - Margarida Maria Solteiro Martins Pinheiro (ISCA|UA)
  • A tradição e a cultura como potenciadoras da educação e da literacia em ciência e arte - Maria Margarida de Carvalho e Silva Afonso, Helena Margarida Luís Ramos Tomás e Paula Maria dos Santos Péres (ESSE|IPCB)
  • Participação e exposição, consciência e competência – os contornos de uma estratégia pedagógica para o ensino do jornalismo - Carla Susana Ribeiro Patrão (ESEC|IPC)
  • CLIL no ensino superior Português: uma experiência pedagógica inovadora - Margarida Maria Bagina Coelho (ESTG | IPP), Maria del Carmen Arau Ribeiro (ESTG |IPG), Manuel Moreira da Silva (ISCAP) e Ana Gonçalves (ESHTE)

12:00

 

 

         Sala 15

 

 

 

 

 

 

 

        Sala 16

Comunicações

Simultâneas

 

 

 

         Sessão 3: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E APRENDIZAGEM

  • Um Procedimento de Ensino para Promover uma Aprendizagem Profunda - António Manuel Simões Pereira Duarte (Faculdade de Psicologia|Universidade de Lisboa)
  • Estratégias de ensino e aprendizagem para o sucesso académico: diagnosticar e intervir - Maria Emília Bigotte Almeida, Carla Isabel Fidalgo & João Ricardo Branco (ISEC|IPC)
  • Importância da Prática no Processo de Aprendizagem em Turismo – O Caso dos Eventos na Animação Turística - Susana Filipa Gonçalves & Elsa Correia Gavinho (ESHTE)
  • Implicações da Pedagogia da Autonomia na
  •  Gestão Pedagógica no Ensino Superior - Dina Isabel Mendes Soeiro (ESEC | IPC),António Dias de Figueiredo (FCT|UC) e Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira (FPCE|UC)

 

        Sessão 4: RECURSOS, PROJETOS E ENVOLVIMENTO DOS           ESTUDANTES

  • A maleta pedagógica, uma ferramenta de valorização do património - Maria do Rosário Castiço de Campos & Ivânia Patrícia Redinha Monteiro (ISEC|IPC)
  • Laboratório de Física – Uma mais-valia no ensino da Física a alunos de Engenharia do ISEC - Susete Teresa Gaspar do Fetal (ISEC|IPC)
  • - Iluminação do Centro Histórico da Aldeia de Casteição - Patrícia Isabel Domingues dos Santos e Abreu, Cristina Faustino Agreira e Manuel Travassos Valdez (ISEC|IPC)
  • Síntese a partir de várias fontes: um estudo de caso - Leila Calil Saade Rodrigues (ESAC|IPC)

 

  • Desenvolvimento de Novos Produtos Naturais à Base de Tomilho Bela-luz: um Projecto com Reconhecido Interesse para a Indústria Alimentar e para o Consumidor - Marta Henriques, Filipa Cláudia Tavares Carvalho, Ana Rodrigues, David Gomes (ESAC|IPC)

       13:00

                                                                              Almoço

 

      Sala a designar

                                 Workshops em simultâneo

 

         - Cristina Adriana Toscano de Faria, ESEC

           A VOZ - UMA ARMA DO PROFESSOR

        14.00     

       SALA DE                   ENSAIOS

         - Raquel Sampaio, Academia das Emoções

        CORPO, EXPRESSÃO E ATITUDE

 

        SALA DE INFORMÁTICA 2

         - Margarida Tenente Santos Pocinho, ESTeSC

        MINI-CURSO DE MENDELEY

 

       SALA DE                   INFORMÁTICA

            3

        - Cristina Maria Ribeiro Martins Pereira Caridade, ISEC

      EU ENSINO COM O MOODLE: A ATIVIDADE “WORKSHOP”

         SALA 15

       - Vera Rico da Silva Cunha, Coimbra Toastmasters Club

        COIMBRA TOASTMASTERS CLUB: MELHORAR COMPETÊNCIAS DE                               COMUNICAÇÃO (Sessão de Demonstração)

         SALA 16

          - José Pedro Cerdeira Coelho e Silva, ESEC

        MÉTODOS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO COM PARES E COM GRUPOS NA           SALADE AULA

 

        Auditório

        - José Joaquim Costa, Universidade e Coimbra (FPCE)

         SÃO PIXEÍS SENHOR? OTIMIZAR O USO DA IMAGEM NA COMUNICAÇÃO                       PEDAGÓGICA E CIENTÍFICA

        15:45

Coffee break

        16.00

Auditório

Painel-debate  

        Aprender com os outros: Outras práticas pedagógicas                para o ensino superior contemporâneo

 

         - Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira,                            Universidade do Minho, Instituto de Educação NEIP

           QUE PODEMOS APRENDER SOBRE A SOTL, COM OS                  ESTUDANTES?

 

            - Raquel Sampaio, Academia das Emoções, formadora em        Comunicação Corporal, das Expressões Artísticas e da Voz

         QUE PODEMOS APRENDER SOBRE AS ARTES E OS                      ARTISTAS?

 

         - Carmen Cavaco, Universidade de Lisboa, Instituto de                       Educação

         QUE PODEMOS APRENDER COM OS ADULTOS NÃO                       ESCOLARIZADOS DE MEIO RURAL?

            17:30

Encerramento

                              Momento musical

Mais informação em https://cinep.ipc.pt/


Partilhar: 



 

Outros destaques


{ Consultar o arquivo

  pessoas

 
  Alunos
Candidatos
Consulta Pública de Notas

Informações

[+] Mais Informações em MyEsecWeb 

ESEC-em-destaque
Galeria de Imagens Site da ESECTV CINEP IWE Historico de projetos
Links de rodape

Escola Superior de Educação de Coimbra © 2008
Termos de UsoMapa do Site | Ficha Técnica | rss |  Facebook | Google+  Twitter | Símbolo de Acessibilidade na Web D |Administração do Site
Revista Cientifica - Exedra eU B-on