18 de julho | 14h30 | Auditório ESEC
No quadro do Seminário Temático do Mestrado em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local e do Mestrado em Educação e Lazer realiza-se um seminário temático, no dia 18 de Julho 2015 (sábado), pelas 14.30, no auditório da ESEC. O Seminário será dinamizado pelas docentes Doutora Carmo Lopes (Escola Superior Agrária de Coimbra) e Doutora Maria Lucília Salgado (Escola Superior de Educação de Coimbra.
A alimentação humana é na atualidade um dos temas centrais das nossas preocupações e de investigação. Por questões de saúde e de bem-estar, pela procura do que é natural, pelo aumento de atividades de lazer o lema é “viver melhor, comer mais saudável e agradável”.
Associado a esta temática existem preocupações sociais e ecológicas. As nossas escolhas alimentares são condicionadas e condicionam diferentes fatores. A dieta e o nosso estilo de vida dependem de escolhas alimentares que por sua vez refletem uma consciência individual a sociedade e o planeamento do território.
A gastronomia é a ciência que estuda a alimentação e a cultura que lhe está associada. Abrange por conseguinte desde a cozinha, a refeição até a arte de saborear. Cada região possui o seu modo de confecionar os alimentos que outrora eram predominantes nesse território. Hoje assiste-se não só a um resgaste desses conhecimentos e dessas práticas mas também a uma procura crescente de produtos regionais e locais possuidores de melhores caraterísticas organoléticas.
O conceito de sustentabilidade inerente está cada vez mais divulgado sendo o movimento mundial de “slowfood” um exemplo. Várias regiões do mundo vão ensaiando como implementar este conceito. Vários projectos internacionais têm surgido conjugando a gastronomia com o ordenamento do território a educação e o turismo tendo em vista um desenvolvimento local sustentável.
A região de Piemente, em Itália, é um caso de estudo que pretendemos divulgar pelo exemplo que nos dá sobre a ligação entre território, ordenamento agrícola, alimentação, estilo de vida, educação e lazer.
Esta visão holística e sustentável dos territórios faz parte de uma preocupação da educação permanente de hoje, apelando ao que significa viver uma vida integrada e harmoniosa com a natureza, tema que pretendemos abordar neste seminário.
Oradores:
Carmo Lopes IPC/Escola Superior Agrária
Lucília Salgado/IPC/Escola Superior de Educação