ADIADA
Conferência adiada - a nova data será anunciada oportunamente
No âmbito da unidade curricular de Seminário Temático dos Mestrados em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local e em Educação e Lazer irá realizar-se a conferência "Economia Solidária:Novos espaços de construção da democracia económica " dinamizada pela Mestre Vanessa Sousa.
Nota Biográfica
Vanessa Duarte de Sousa é licenciada em Sociologia e Planeamento (2000) e Mestre em Planeamento e Avaliação de Processos de Desenvolvimento (2007), ambos pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Actualmente realiza doutoramento em Sociologia com especialização em Cidades e Culturas Urbanas (desde 2008), pela Faculdade de Economia e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, submetido ao tema “Cidade Providência: das práticas emergentes à procura de construção da emancipação social urbana. O caso de Lisboa” onde procura analisar o tipo de serviços de proximidade e de base local gerados em resposta aos problemas surgidos na cidade.
Enquanto formadora, tem prestado serviços na área das políticas sociais e combate à pobreza e exclusão social, assim como nos domínios de diagnóstico, planeamento e avaliação de planos e projectos. Destacam-se os contributos para a formação das CPCJ ao nível nacional, dos núcleos da (R)EAPN de Faro e do Porto, e das Redes Sociais (Braga, Grândola, distrito de Beja, São Brás de Alportel, Tavira e Faro). Colabora com a Universidade do Algarve desde 2004, na qualidade de assistente convidada, no curso de Sociologia, tendo igualmente apoiado na docência nos cursos de Ciências da Educação e da Formação e de Educação Social.
Tem desenvolvido investigação e consultoria nos domínios de avaliação de políticas públicas, programas e projectos de intervenção social, a par da concepção de instrumentos de planeamento (carta educativa, planos de desenvolvimento social, planos estratégicos de formação). Desenvolveu, em específico, consultoria às Redes Sociais de Grândola, Sines, São Brás de Alportel e Faro.
Destacam-se as participações nos seguintes projectos: consultora no grupo de Gestão Estratégica da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo (2001 a 2008); coordenação da avaliação dos impactos do RMG no Alentejo e Algarve (2001 a 2002); investigação na equipa do estudo de avaliação da concepção, implementação e execução das acções promovidas pelo programa Escolhas (2002 a 2003); coordenação da equipa do Alentejo e do Algarve no estudo de avaliação intercalar do POEFDS – medida 5.1.2. desenvolvimento social e comunitário (2003 a 2004); coordenação do estudo de avaliação dos impactos da estratégia regional para as áreas de baixa densidade do Algarve (2008 a 2009); participação na concepção nos estudos de caso sobre Idosos Isolados e Actividades Económicas de Pequena Escala no estudo sobre as necessidades em Portugal – tradição e tendências emergentes (2009).
Colaborou ativamente no desenvolvimento de ações de promoção da sustentabilidade ambiental no grupo de cidadãos “Glocal Faro”, de 2010 a 2011 – promoção de hortas na cidade, criação do mercado de trocas, criação de canteiros públicos comestíveis de gestão comunitária, lançamento de iniciativas de promoção da mobilidade sustentável na cidade.
Entre 2012 e 2014 coordenou o Plano LARA, um Contrato Local de Desenvolvimento Social, criado para minimizar os impactos sociais causados pelos incêndios registados no concelho de São Brás de Alportel, em 2012.
Tem realizado trabalho de coordenação de projetos, mas também na qualidade de técnica superior na Associação In Loco, desde 2003 até à actualidade. Destacam-se as colaborações na avaliação externa do “Plano de Desenvolvimento Local – ARRISCA+”, dos projectos “Solidariedade Cidadã” e “Orçamento Participativo Portugal”. Também realizou consultoria para os estudos de caracterização das empresas, dos imigrantes, da nova população residente e dos indivíduos portadores de deficiência no concelho de São Brás de Alportel. Colaborou igualmente, a título gracioso, com o projecto “Por um Algarve sem Pobreza”, seja ao nível da formação das Redes Sociais do Algarve, seja na construção de um sistema de monitorização das dinâmicas socio-territoriais de todos os concelhos da região. Acompanhou igualmente a implementação do Orçamento Participativo de Cascais. Atualmente desenvolve um projeto que visa a apresentação dos resultados desta metodologia, a partir dos seus proponentes. Mais recentemente foi consultora para a conceção da Carta Social de São Brás de Alportel e dá apoio à avaliação do Programa BIP-ZIP da Câmara Municipal de Lisboa. Representou a associação na European Social Fund Learning Network on Empowerment and Inclusion apoiando na elaboração do Manual de Empowerment do Fundo Social Europeu, que serviu de orientação para as autoridades de gestão e promotores de projetos do período de programação financeira 2014-2020. Desenvolve ainda consultoria para implementação e avaliação de processos de orçamento participativo em curso na Associação, sendo responsável pelo acompanhamento à implementação e avaliação do Orçamento Participativo de Nampula (Moçambique), um serviço prestado ao Banco Mundial. É a técnica responsável pela conceção dos Planos Municipais para a Integração de Imigrantes de Loulé e de São Brás de Alportel. Presta apoio à implementação e monitorização dos vários processos de consultoria que a In Loco presta a municípios portugueses no âmbito do Orçamento Participativo.