12 e 19 de março de 2015 | 19h - auditório da ESEC
Nos dias 12 e 19 de março de 2015, decorrerão seminários no âmbito da Pós-Graduação do Curso de Gerontologia Social, promovidos pela Escola Superior de Educação de Coimbra.
Estes eventos assumem um interesse estratégico não só para os alunos da referida pós-graduação mas também para toda a comunidade da ESEC.
Apoio ao Luto (lidar com situações delicadas)
12 de março de 2015 | 19h | Auditório da ESEC
Serão abordadas as seguintes temáticas: O sentido da vida e o que significa morrer (perspetiva social, psicológica e cultural); A vinculação e a perda; O modelo de transição e adaptação à morte; O processo de “morrer, ver morrer e aceitar a morte”; O apoio social e profissional; Comunicar a morte nas diversas fases do desenvolvimento humano; O luto de quem cuida. A sessão terminará com uma discussão e debate de casos práticos.
Sobre o Orador:
Anabela Oliveira - Coach com Inteligência Emocional Aplicada, Formadora com experiência profissional de 4 anos, Colunista efetiva nas revistas Divas e Máxima (site), Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico e Autora de um livro infantil intitulado "A princesa e o capitão" e de um livro de Desenvolvimento Pessoal intitulado "Impulsione a sua vida - Diário para manter a boa forma emocional e mental".
Gerontologia e a Humanização dos Cuidados
19 de março de 2015 | 19h | Auditório da ESEC
Serão abordada as seguintes temáticas:
- Estratégias para a Humanização dos Cuidados e a sua importância;
- O impacto de um ambiente familiar nas instituições (Homelike Environment) na qualidade de vida dos clientes.
- Cinoterapia: especificidades, objetivos e resultados desta abordagem terapêutica.
- Marketing Social: Importância, estratégias, objetivos e impacto.
Sobre os Oradores:
Sofia Nunes - Mestre em Gerontologia, com o curso de Gestão de Organizações Sociais pela AESE, é Gerontóloga no Centro Comunitário da Gafanha do Carmo desde 2011.
Ângelo Valente - Animador Sociocultural, membro fundador do projeto VDR, exerce funções de animador no Centro Comunitário da Gafanha do Carmo desde 2010.