A ESEC, através da Oficina de Formação Supervisão pedagógica e práticas reflexivas em contexto de desenvolvimento profissional (25h + 25h (trabalho autónomo)), pretende dar cumprimento ao Artigo 19º, ponto 4, do Decreto-lei 43/2007, de 22 de fevereiro, que determina que é função dos estabelecimentos de ensino superior apoiar os orientadores cooperantes no seu desenvolvimento profissional, designadamente no domínio da formação de futuros docentes. O Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua deferiu o pedido de acreditação da formação em causa.
Assim, com esta Oficina de Formação pretende-se que os formandos possam:
- Aprofundar as competências profissionais no âmbito da prática educativa.
- Atualizar e adequar os conhecimentos teóricos às exigências da docência nas disciplinas abrangidas pelo respetivo domínio de habilitação para a docência.
- Levantar pistas consistentes de intervenção e investigação educativas, formular hipóteses de trabalho e projetos de intervenção educativa adequados ao contexto e aos sujeitos.
- Perspetivar a observação como estratégia adequada ao conhecimento do contexto educativo, do sujeito a educar e de como a estratégia de ensino influenciou o pensamento dos estudantes.
- Utilizar a avaliação como regulador pedagógico.
- Integrar artefactos nas práticas de ensino.
21 de junho
Horário
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Título
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Formadora(s)
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Sala
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9:00 – 9:30
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Boas-vindas aos formandos
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9:30 – 10:00
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– Apresentação da ação
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Conceição Costa
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Anfiteatro I (2º piso)
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10:00 – 11:00
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– Transformações na sociedade e redefinição do quadro de competências profissionais docentes.
– O modelo de formação de professores.
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Fátima Neves
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Anfiteatro I
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11:00 – 11:30
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Intervalo
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11:30 – 13h
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Desafios da escola e do professor
do século XXI
(– O desenvolvimento profissional e o desenvolvimento dos conhecimentos científicos, curriculares e pedagógicos.
– O ensinar baseado no conhecimento e baseado na prática)
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Lola G. Xavier
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Anfiteatro I
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13h – 14h30
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Almoço
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14h30-17h30
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Sessões simultâneas de trabalho:
– O papel da didática na articulação dos instrumentos de orientações curriculares com as novas exigências sociais.
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Ana Maria Albuquerque (CN)
Conceição Costa (Matemática)
Fátima Neves (HGP)
Lola G. Xavier (Português)
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