Logotipo IPC

  esec no facebook esec no twitter ESEC no youtube by ESECTV
  Quinta-Feira • 03 de Julho de 2025  PT EN

16.04.2014

II Seminário «Psicologia.Desporto. Saúde Em Harmonia»

6 de maio | 09h30m-18h00 | Auditório da ESEC

PROGRAMA

09H30 | Acreditação dos participantes

10H30 | 1º PAINEL

DESPORTO E LAZER AO AR LIVRE: O CASO DA CIDADE DE COIMBRA

Mestre Ricardo Melo

Professor da Licenciatura em Desporto e Lazer da ESEC

Doutor António Sérgio Damásio

Presidente do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação de Coimbra

Diretor de Curso de Desporto e Lazer

 


OS BENIFICIOS DA PRATICA DE ATIVIDADES NO MEIO AQUÁTICO

Divisão de atividade Física – Município de Coimbra

PARQUES GEREATRICOS DO CONCELHO DE COIMBRA: O CONTRIBUTO PARA O ENVELHECIMENTO ATIVO

Divisão de atividade Física – Município de Coimbra

COFFEE BREAK

11H30 | 2º PAINEL


WORKSHOP DE YOGA

YOGA COMO MÉTODO EDUCACIONAL PARA A VIDA

Professora Doutora Margarida Pedroso Lima

Resumo:

O Yoga é um método educacional completo para a vida, que propõe práticas de valores éticos, virtudes mentais, posturas físicas e meditação, fornecendo elementos consistentes para que a pessoa construa sua vida com mais presença e qualidade.

Nota Curricular

Co-fundadora da SEY, praticante de yoga há cerca de 30 anos, Professora da Faculdade Psicologia e Ciências da Educação UC


13H00 | PAUSA PARA ALMOÇO

 

14H00 | MOOVING BREAK

Dra Ana Paula Rodrigues e Dra Ana Mafalda Vergueiro

Docentes da Escola de Educação Sénior

14H30 | 3º PAINEL


DA DINÂMICA EMOCIONAL E SUA REGULAÇÃO NO RELACIONAMENTO HUMANO E NA SAÚDE

Prof. Doutor Ramiro Veríssimo

Resumo:

As raízes do comportamento humano, imersas na noite dos tempos, perdem-se na sua origem animal. Compreendê-lo passa pois, necessariamente, por conhecer esta; reconhecendo-a depois por trás da espessa camada cultural que lhe é conferida pela dimensão antropogénica.

Nesta breve apresentação procurar-se-á enquadrar epistemologicamente a função adaptativa da biologia emocional. Para passar a referir depois de que modo o processamento cognitivo — no qual se incorpora a norma sociocultural —, vem a exercer a sua função reguladora; ou pelo contrário, se disfuncional, vir a resultar em inadequação com impacto homeo- e alostático negativos.

 

Nota curricular

Nascido em 1951, o Professor Ramiro Veríssimo licenciou-se em Medicina, especializando-se depois em Psiquiatria e vindo a obter o seu doutoramento pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; onde é ao presente Professor agregado. Com competência reconhecida pelo International College of Psychosomatic Medicine, tem como área de eleição a Medicina Psicossomática; membro de diversas sociedades científicas internacionais, promoveu activamente e foi um dos fundadores da Sociedade Portuguesa de Psicossomática, e esteve igualmente na génese da European Network on Psychosomatic Medicine. Criador da Alexithymia Network — grupo de interesse a que preside e que agrega alguns dos nomes mais sonantes da clínica e investigação neste domínio —, tem promovido o conhecimento sobre a regulação afectiva através de inúmeras palestras e publicações, e da organização de simpósios, seminários, workshops, etc. Tem participado igualmente em diversos Comités Científicos internacionais sendo frequentemente convidado por editores de revistas e diversas associações para rever e emitir parecer sobre o valor e qualidade de trabalhos submetidos à comunidade científica para apreciação.


MOTIVAÇÃO E BEM-ESTAR - MAL E BEM - ENTENDIDOS

Professora Doutora Graciete Borges

Resumo:

Atendendo a alguns mal-entendidos generalizados sobre o que é e como funciona a motivação, partir-se-á da explicitação do triunvirato motivacional - Crenças, Emoções e Objectivos – para se demonstrar que as modalidades de organização destas variáveis explicam diferentes padrões comportamentais promotores do bem-estar ou do mal-estar psicológico. A partir de alguns exemplos de episódios da vida quotidiana, procurar-se-á explicar por que o bem-estar e a felicidade dependem da adopção de uma orientação para objectivos desafiadores e do acesso a contextos suficientemente responsivos às necessidades psicológicas básicas – autonomia, competência e relacionamento. 

Nota Curricular:

- Doutoramento em Psicologia – área de especialização em Psicologia da Motivação e da Personalidade, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com a apresentação de uma dissertação intitulada “Estilos de Interacção Familiar e Projectos de Vida dos Adolescentes” (2001)

Docência - Professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde lecciona actualmente as seguintes unidades curriculares:

- Motivação e Emoção; Modelos de Carreira e de Consulta Vocacional; Seminário de Investigação e Orientação de estágio curricular na área de especialização em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento - do Mestrado Integrado em Psicologia;

- Psicossociologia da Família da Licenciatura em Serviço Social.

- Seminário do Doutoramento Programa inter-Universitário em Psicologia da Educação (em associação com a FPUL)

Investigação - Área-chave: Variáveis do desenvolvimento da identidade e da auto-determinação

-Função identitária da parentalidade; Generatividade; auto-determinação do adulto emergente; Percepção de aceitação/rejeição parental; Confiança interpessoal; Desenvolvimento da compreensão emocional; Família-Escola e Família-Trabalho

                - Membro do Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social, Unidade de I&D da FPCE -Universidade de Coimbra

                - Membro da AIFREF (Association Internationale de Formation et de Recherche en Education Familiale)

                - Co-coordenadora do projecto-piloto em Coimbra Vamos educar juntos com o coelhinho Polo – desenvolvido no âmbito da AIFREF e da Rede Internacional das Cidades de Educação - RICE

 

15H30 | 4º PAINEL


A BIODANZA - UM CONVITE À EXPRESSÃO DOS POTENCIAIS VITAIS HUMANOS

Dra Irene Sofia Franco

Resumo:

A Biodanza®SRT é um convite à expressão dos potenciais vitais humanos e um caminho em direcção à saúde física, emocional, mental e espiritual.

É um sistema de desenvolvimento humano baseado em vivências induzidas pela música, pela dança e por situações de encontro em grupo.

A sua prática regular eleva os níveis globais de saúde, desenvolve a confiança em si mesmo, promove motivações saudáveis para a realização pessoal, aumenta a qualidade de vida, melhora as formas de comunicação afectiva, estimula a criatividade e a alegria de viver.

Nota Curricular

Facilitadora didata de Biodanza pela “International Biocentric Foundation”;

Onze anos de prática de grupo regular e projetos de aprofundamento de Biodanza em Portugal e no estrangeiro (Itália, Israel, França, Brasil e Noruega);

Seis anos de experiência de facilitação em grupo regular semanal e workshops de aprofundamento em Portugal e Reino Unido: “Biodanza e o campo do Entre Nós – criação e nutrição do campo relacional”; “Paixão, Amor e Intimidade”; “Biodanza para Casais”, “Luz e Sombra”, “Sharing the Heart of the Dance”;

Acompanhamento de supervisão de novos facilitadores de Biodanza;

Participação em congressos mundiais e europeus;

Participação em vários eventos na área de ação social (crianças e séniores).

WORKSHOP BIODANZA

GINÁSIO ESEC


COFFEE BREAK

OS PÉS E A MENTE

Mestre Justina Calixto – aluna da Escola de Educação Sénior

Resumo:

A ordem da vida é sempre a mesma, fazer escolhas, passar por experiências, adquirir conhecimentos partilhá-los. O modo como ordenamos todo o estado das coisas, depende de cada um de nós

As pessoas deviam cuidar de si todos os dias, pois correm o risco de um amanhã, ao acordar descobrir que seu corpo já não lhes obedece.

A vida moderna leva-nos todo espaço temporal, restam-nos poucos momentos livres para o lazer e exercício físico.

 Há que recorrer a meios, do nosso agrado, para nos mantermos em equilíbrio connosco e com meio que nos rodeia.

Será que estamos dispostos abdicar dos momentos livres para qualquer prática de exercício físico?

Nota Curricular

Aluna da Escola de Educação Sénior de Coimbra, Professora Aposentada da Escola de Superior de Enfermagem de Coimbra, foi professora agregada da Universidade Cabo Verde


17H30 | ENCERRAMENTO

Presidente da ESEC- Prof. Doutor Rui Mendes

Presidente da IHUMANUS – Mestre António Leal

Organização: Escola de Educação Sénior/IHSénior

Inscrições através do E-mail: ih.instituto.humanus@gmail.com com indicação do nome completo. (Os inscritos têm direito a certificado de participação emitido pela IHumanus)


Partilhar: 



 

Outros destaques


{ Consultar o arquivo

  pessoas

 
  Alunos
Candidatos
Consulta Pública de Notas

Informações

[+] Mais Informações em MyEsecWeb 

ESEC-em-destaque
Galeria de Imagens Site da ESECTV CINEP IWE Historico de projetos
Links de rodape

Escola Superior de Educação de Coimbra © 2008
Termos de UsoMapa do Site | Ficha Técnica | rss |  Facebook | Google+  Twitter | Símbolo de Acessibilidade na Web D |Administração do Site
Revista Cientifica - Exedra eU B-on