20 março, 27 de março, 10 de abril e 24 de abril
O papel do Gerontólogo no poder local
20 de março de 2014 | 18:30 - 22:30 | Auditório da ESEC
Atendendo à formação multidisciplinar dos gerontólogos, pretende-se com esta comunicação apresentar o percurso profissional e as ações desenvolvidas no enquadramento do trabalho em autarquias.
Sobre o orador:
Cristina Barbosa é licenciada em Gerontologia na Universidade de Aveiro; Mestre em Economia e Políticas Públicas no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa; Gerontóloga na Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e Colaboradora da UNIFAI - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - Universidade do Porto.
O plano individual do idoso, de acordo com os manuais da qualidade do ISS
Resumo: O Plano Individual (PI) do cliente é um dos instrumentos requisitados para cumprimento dos Manuais de Qualidade numa IPSS, residência geriátrica, lares,etc.. . Neste instrumento é descrita toda a informação de cada cliente. Porém, para a recolha da informação é necessário efectuar previamente a Avaliação das Necessidades e dos Potenciais do Cliente. Essa avaliação deve ser multidimensional e interdisciplinar de forma a permitir conhecer as deficiências, incapacidades, necessidades e potencialidades do cliente, proporcionando um planeamento e acompanhamento adequados, a médio e longo-prazo da evolução do idoso.
Oradora: Raquel Leite é licenciada em Educação Social na Universidade Portucalense; doutoranda no Pograma Doutoral em Gerontologia e Geriatria da Universidade do Porto e de Aveiro; Directora Técnica na Fundação Bernardo Barbosa de Quadros.
Toxicodependência na Pessoa Idosa
10 de abril de 2014 | 18:30 - 22:30 | Auditório da ESEC
Cresce a evidência de que a idade nem sempre protege contra o abuso de drogas. Espera-se que o baby boom cohort, e a maior exposição ao longo da vida dessa geração ao uso ilícito de drogas seja responsável pelo aumento de consumidores entre as pessoas com 50 anos ou mais. Pretende-se com este seminário familiarizar os alunos com os critérios de diagnósticos relacionados com os consumos de substâncias ilícitas na pessoa idosa; desenvolver competências e sentido crítico para a necessidade de planificar, implementar e avaliar estudos e programas de intervenção junto da população idosa com perturbação mental na área das dependências.
Sobre o orador :
Joana Silvestre é Psicóloga clínica na Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro), no Centro de Respostas Integradas (CRI) de Aveiro, nas equipas de prevenção e de tratamento e reinserção Social do ex- Instituto da Droga e da Toxicodependência, I. P.
Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia Clínica do Desenvolvimento, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Doutoranda em Gerontologia pela Universidade de Aveiro.
INSCRIÇÃO
Idosos em Segurança: da sensibilização à prevenção da criminalidade contra idosos
24 de abril de 2014 | 18:30 - 22:30 | Auditório da ESEC
- Divulgação do Programa Especial de Policiamento de Proximidade Apoio 65 da GNR – Idosos em Segurança;
- Apresentação dos delitos mais comuns cometidos contra os idosos: violência doméstica, roubos, burlas,…
- Explicitação de formas de prevenção, despistagem e denúncia destes crimes tendo em vista a segurança da população sénior.
Sobre o orador:
Tenente Coronel Henrique Armindo
Coordenador do Programa Especial de Policiamento de Proximidade
Apoio 65 da GNR – Idosos em Segurança
Distrito de Coimbra
INSCRIÇÃO
NOTA: A entrada é livre, no entanto, os interessados em obter certificado de participação das conferências devem efetuar o pagamento único de 5€.
Se já efetuaram a inscrição com certificado na 1ª conferência ou seguintes e efetuaram o pagamento devem inscrever-se nesta conferência como participação sem certificado, sem custo associado.