1 de março 2014 (sábado)
Supervisão pedagógica: práticas reflexivas no contexto de formação de educadores/professores dos 0 aos 12 anos (nível 1 e 2)
- Manhã – sessão plenária: auditório da ESEC
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Horário
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Título
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Orador/a
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9:00 – 9:15
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Boas-vindas aos formandos
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9:15 – 10:00
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O atual modelo de formação de educadores/professores
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Luís Mota
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10:00 – 10:40
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Supervisão pedagógica: práticas reflexivas no contexto
de formação no 1º CEB
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Philippe Bernard Loff e
Virgílio Rato
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Intervalo
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11:00 – 11:40
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Supervisão pedagógica: práticas reflexivas no contexto
de formação no pré-escolar
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Joana Chélinho e Vera do Vale
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11:40 – 12:05
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Supervisão pedagógica: práticas reflexivas no contexto
de formação no 2º CEB
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Ana Maria Albuquerque
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- Tarde: sessões de trabalho – 14h30 - 16h30
– Sala 1: formador com orientadores cooperantes de OIE I: Joana Maria Rodrigues Chélinho.
– Sala de Informática 3: formador com orientadores cooperantes de OIE II: Virgílio José Monteiro Rato.
– Sala11: formador(es) com orientadores cooperantes de OIE III: Natália de Jesus Albino Pires.
– Sala 1: formador com orientadores cooperantes de OIE V, EI: Vera Maria Silvério do Vale.
– Sala Informática 3: formador com orientadores cooperantes de OIE V, 1º CEB: Philippe Bernard Loff.
– Sala 7: formador(es) com orientadores cooperantes de OIE V, 2º CEB: Fernando Manuel Lourenço Martins.
Apresentação das ações
Visa-se, com estas ações de formação, permitir aos/às orientadores/as cooperantes a consolidação de processos educativos fundamentados e curricularmente coerentes, bem como a análise, reflexão e problematização das práticas que desenvolvam ou observem enquanto profissionais de educação. Dependendo das horas de cooperação com os estágios das unidades curriculares de Observação e Intervenção educativa (OIE), os objetivos específicos e o tipo de avaliação, assim o nível em que cada um dos formandos se inscreverá (nível 1 ou 2). Haverá, no entanto, independentemente do nível, uma sessão conjunta para todos/as os/as formandos/as.
Serão, entre outros, objetivos gerais das ações de formação:
- Aprofundar as competências profissionais.
- Atualizar conhecimentos nas vertentes teórica e prática.
- Perspetivar a ação pedagógica no quadro integrador dos princípios e valores do currículo em Educação Básica.
- Equacionar percursos pedagógico-didáticos.
- Supervisionar de acordo com as competências e funções cometidas ao orientador cooperante, dentro e fora da instituição educativa.
Destinatários da ação:
– Educadores e Professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico, dos grupos de ensino 100, 110, 200, 210, 220 e 230, cooperantes com os estágios de Educação Básica, nas unidades curriculares de OIE I, II, III e V[1].
Créditos:
– Nível I: para Educadores e Professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico, cooperantes com os estágios de Educação Básica, nas unidades curriculares de OIE I, II e III: 0,5 créditos.
– Nível II: para Educadores e Professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico, cooperantes com os estágios de Educação Básica, nas unidades curriculares de OIEV: 1 crédito.
» INSCRIÇÕES GRATUITAS OBRIGATÓRIAS, até dia 22 de fevereiro de 2014.
[1] Caso haja orientadores/as a colaborar com os estágios de OIE IV interessados/as em frequentar estes cursos de formação, as condições são idênticas às dos orientadores de OIE V.