16 janeiro | 16h00
1ª Jornada de Reflexão
As Escolas Superiores de Educação no contexto do sistema educativo português - Contributos e Factos
O Senhor Ministro da Educação e Ciência (MEC) ofendeu as Escolas Superiores de Educação (ESE) numa entrevista na RTP no passado dia 18 de dezembro, menosprezando a qualidade da formação de Professores e Educadores de Infância por estas Escolas realizada.
Os Institutos Politécnicos (IP) reagiram, requerendo ao Senhor Primeiro Ministro que se pronunciasse sobre se o MEC, que face às suas declarações manifestou estar pouco informado sobre as características do actual modelo de formação, reúne condições para tutelar o Ensino Superior.
A ARIPESE (Associação que integra as presidências das ESE) convocou uma reunião e uma conferência de imprensa a nível nacional em Coimbra a 27 de dezembro passado, onde os Presidentes das ESE e dos IP presentes esclareceram as posições já tomadas, requerendo um pedido de desculpas formal ao MEC.
Dia 16 de janeiro de 2014 às 16 horas em todas as ESE do país, promovemos uma Jornada com jornalistas da imprensa regional e com os nossos parceiros para, uma vez mais, reafirmar a nossa total discordância com o preconceito que o MEC tem para com as ESE e, por conseguinte, para com o Ensino Superior Politécnico público.
Assim, por este meio, convidamos todos a estarem presentes nesta Jornada.
A vossa presença é essencial para afirmar e dignificar o contributo das ESE na formação de Professores e Educadores.
Programa da acção na Escola Superior de Educação de Coimbra
a) Intervenção do Presidente da ESEC e do Presidente do IPC ;
c) Intervenção da Presidente do Conselho Técnico Científico da ESEC que efectuará uma síntese histórica da ESEC sobre a formação de professores/educadores ;
d) Testemunho de educadores e professores diplomados;
e) Debate e discussão pública;
f) Tempo para a comunicação social.