23 de Novembro de 2013 | aldeias do xisto de G贸is
Xistórias - Performance Digital nas Aldeias do Xisto
23 de Novembro de 2013
Eunice Gonçalves Duarte, Mário Montez, Miguel Gomes e paula roush
Xistórias - performance digital nas aldeias do xisto é uma performance realizada com os habitantes das aldeias do xisto do concelho de Góis (Aigra Nova, Aigra Velha, Comareira e Pena) com base nas estórias orais antigas e contemporâneas, nas atividades familiares e profissionais do dia-a-dia e nas expectativas sobre o futuro desta região, cruzando materiais da terra e do campo com meios tecnológicos digitais.
Parte da performance será transmitida em tempo real através da Internet para Lisboa.
Quando? Dia 23 de Novembro|
Inscrições: As inscrições poderão ser feitas através do site do projecto (xistorias.aldeiasdoxisto.pt), para o endereço de email xistorias@gmail.com ou por telemóvel para o número 967634892 até 20 de Novembro.
Onde? Nas aldeias do xisto de Góis, com transporte gratuito a partir de um dos pontos de encontro:
Coimbra (terminal da Rede Expresso ou Beira Rio) às 13h30
Góis (Casa da Cultura de Góis) às 14h00
O Xistórias acontece também no mesmo dia em Lisboa, na Associação Salamandra Dourada onde se realizará a sessão de transmissão pela Internet, das 15h às 19h.
Onde? Salamandra Dourada, Casa da árvore. Azinhaga da Cidade, Ameixoeira. Junto à saída do metro Ameixoeira.
Contactos xistorias@gmail.com | 967634892
Mais informações em: xistorias.aldeiasdoxisto.pt
O projecto é promovido pela Salamandra Dourada – associação cultural, financiado pela ADXTUR - Agência de Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e PROVER - Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, realizado em parceria com Lousitânea – Liga dos Amigos da Serra da Lousã, Câmara Municipal de Góis e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra.
O projecto parte de uma recolha de estórias das aldeias do xisto do concelho de Góis realizada por uma ex aluna da ESEC, Ana Rita Ribeiro, na Loustiânea (organização parceria da ESEC) e tem autoria e co-coordenação de um docente da ESEC, Mário Montez.
É um projecto artístico e de animação sociocultural e educativa, uma vez que através da arte está os habitantes têm-se organizado para se manifestar sobre as condições deficientes de acesso à rede de Internet nas aldeias.