No quadro dos Seminário da Pós Graduação em Bibliotecas e Animação da Leitura
Este ciclo de conferências realiza-se no âmbito do Seminário em Animação da Leitura da Pós Graduação em Bibliotecas e Animação da Leitura.
Estas sessões realizam-se às quintas-feiras das 14.30h às 17.30h, no auditório da ESEC e são abertas ao público em geral e em particular aos alunos da referida Pós Graduação, bibliotecários e professores bibliotecários.
As sessões são transmitidas em direto on-line e posteriormente as gravações são disponibilizadas online nesta página.
Data
Conferêncista/Tema
23-01-2014
Isabel Calado - Literacia Visual I
Condicionantes do Olhar
Os factores neurofisiológicos: ensinamentos da Gestalt Theorie e das Neurociências.
O peso das experiências passadas/memória, da expectativa, das emoções e de outros factores ligados ao receptor.
Propriedades dos Media condicionando igualmente o que vemos e como vemos: aplicações na imagem fotográfica e cinematográfica.
Processos de codificação nas imagens e regras de transformação.
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30-01-2014
Natália Pires - "Quedos, quedos, cavaleiros que el-rei vos manda contar" - A Literatura Tradicional vai à biblioteca
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13-02-2014
Isabel Correia - Era uma vez um dragão num castelo: das narrativas medievais ao PNL
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27-02-2014
Isabel Calado - Literacia Visual II
RESUMO
A imagem como representação.
Os estratos de sentido nas imagens: plano literal e plano simbólico
Níveis semióticos do texto visual.
Os factores pragmáticos.
As dimensões de abertura e fechamento do texto visual.
Limites à polissemia: o peso dos códigos e epistemes dominantes e a interferência dos ideolectos.
Exercício de titulagem de imagens.
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06-03-2014
Júlia Correia - Atores e criadores teatrais. Da Biblioteca à sala de classe (pré-escolar e 1º ciclo)
Pretende-se abordar e reflectir sobre a concepção de espectáculos teatrais criados e realizados por crianças enquadrando a sua realização numa perspectiva psicopedagógica a partir da invenção de histórias em estruturas dramáticas segundo o esquema da montanha do Canevas de Helène Gautier (1995).
Este é um processo de trabalho e um método de criação dramática e teatral, com crianças, em que a literatura, as artes plásticas, a música e conteúdos pedagógicos vários podem ser convocados para a criação de espectáculos teatrais por crianças da mais tenra idade utilizando a negociação e a cooperação num trabalho colectivo e com o qual se pretende também desenvolver comportamentos e reforçar os valores de autonomia e responsabilidade partilhada entre crianças e o (a) educador(a).
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13-03-2014
27-03-2014
Isabel Correia - Ver histórias: a língua gestual portuguesa nas bibliotecas escolares
Lola Geraldes Xavier - As Literaturas de Língua Portuguesa para além do PNL
RESUMO
Visa-se com esta conferência abordar os autores e obras de língua portuguesa (africanos e brasileiros) previstos para leitura obrigatória, nas Metas Curriculares de Português para o Ensino Básico, e para leitura autónoma, no Plano Nacional de Leitura (PNL). Para isso, traçar-se-á uma breve contextualização histórica das literaturas de alguns destes países e sugerir-se-á outros autores e obras que não estão previstos em nenhum destes referenciais (Metas e PNL).