Logotipo IPC

  esec no facebook esec no twitter ESEC no youtube by ESECTV
  Quinta-Feira • 03 de Julho de 2025  PT EN

14.06.2013

ENCONTRO/FORMA��O | Literacia e formação de leitores

Notícia
5 e 6 julho 2013 | auditório ESEC

ENCONTRO/FORMAÇÃO

Literacia e formação de leitores

5 e 6 julho 2013

No nosso país, mais de metade das crianças que entra no 2º ciclo, não lê, lê mal, lê com dificuldade, não entende o que lê. São estes mais de 50% que fazem as repetências nos anos seguintes e se desmotivam das aprendizagens propostas pela escola. Sem ler com automatismo não se consegue estudar nem responder nas provas de avaliação. Por isso é necessário que à entrada no 2º ciclo a criança seja capaz de entender o que lê como entende o que ouve.  

Neste Encontro de dois dias procura-se, à luz das novas conceções sobre aprendizagem da leitura e da escrita, através de resultados de estudos e de projetos de intervenção realizados no quadro da ESEC, mostrar como todos estamos implicados no desenvolvimento da literacia de todos. Assim, falaremos de bons resultados para a formação de bons leitores em vários cotextos e com diversos atores e destinatários.

Para quem estiver interessado em aprofundar esta formação através da realização de workshops, vamos prolongá-la, por mais um dia, de acordo com as escolhas dos participantes ficando, os que assim o decidirem, com um Curso/oficina de 25 horas oficialmente certificado.

Destinatários: Professores do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico; Educadoras de Infância; Animadores socioeducativos; Professores de Educação Especial; Responsáveis de Bibliotecas; Auxiliares de Educação; Associações de pais e encarregados de educação; Pais e Avós; Responsáveis, professores e técnicos de TEIP; Responsáveis da educação na Autarquias; Responsáveis de programas de inserção social; Responsáveis associativos; Outros membros das comunidades.

 

LAMENTAMOS MAS JÁ NÃO É POSSÍVEL ACEITAR MAIS INSCRIÇÕES. O LOCAL DE REALIZAÇÃO DO ENCONTRO TEM LOTAÇÃO LIMITADA, A QUAL JÁ FOI ATINGIDA.
 
NOTA:
SE PRETENDER ASSISTIR AO ENCONTRO NUMA SALA PARALELA AO EVENTO COM TRANSMISSÃO EM DIRECTO PODE INSCREVER-SE AQUI
 
(A entrada é livre mas a inscrição prévia é obrigatória. No entanto, a emissão de certificado de participação implica o pagamento de 5€)

5 julho | 9 horas - Desenvolvimento da literacia nos 1º e 2º ciclos

Moderadora: Prof. Doutora Lola Xavier

“Longe, lá longe no mar alto, a água é tão azul como as pétalas da mais bela centáurea”

  • Da nascente à foz – Fluxos da leitura no Ensino Básico

Pedro Balaus - (ESEC)

As comunicações desta manhã procuram mostrar o modo como se pode consolidar a competência leitora no 1º ciclo do EB e como se pode passar da aquisição dos aspetos mais técnicos para a fluência leitora e o prazer do texto.

  • Os Autores Clássicos no 1º Ciclo e a Formação de Leitores

Eduarda Marques Seco

  • Trajetos para o desenvolvimento da competência leitora

Helena Ramos

  • Entre livros e sonhos - Encontros de autor em escolas

Alice Cardoso

5 julho | 14.30 horas - A literacia emergente em idade pré-escolar

Moderadora: Prof. Doutora Ana Coelho e Prof. Doutora Vera do Vale

           Liliana Salvador - (ISPA)

Sabemos hoje que um bom leitor se pode começar a formar quase desde que nasce. Os trabalhos de psicogénese da leitura e da escrita de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, nos anos 80,  mostraram coma as crianças começam a criar condições para ser boas leitoras desde o nascimento e como pais e educadores de infância são importantes nesse processo.

Liliana Salvador começa por nos fazer a apresentação do modo como a literacia emergente se constrói em idade pré- escolar seguidamente ilustrada pela atividade em bebetecas, e com crianças entre os 2 e os 6 anos. Serão depois apresentados os processos que levaram crianças de dois jardins-de-infância a desenvolver a sua literacia emergente durante uma intervenção de três meses.  Veremos também como uma intervenção de animação socioeducativa consolidou aprendizagens que vinham a ser desenvolvidas num outro jardim-de-infância.

 

  • Um passo para crescer junto da literatura: As bebetecas

 

Emília Andrade

  • Naturacia: natureza e literacia no Jardim da Sereia

Sofia Santos

  • Desenvolvimento da literacia emergente em crianças em idade pré-escolar.

Sali Bento e Diana Dias

  • A Animação Socioeducativa no Jardim-de-infância

Mónica Rodrigues

6 de julho | 9 horas - Envolvimento parental e literacia familiar

Modeadora: Prof. Doutora Sofia Silva

Filomena Gaspar – (Faculdade de Psic. e Ciências da Ed. da Univ de Coimbra)

Filomena Gaspar começa por nos apresentar a importância do envolvimento parental na criação da motivação para as aprendizagens para, seguidamente,  se apresentarem modos de intervenção das famílias dinamizadas pelos professores do 1ºCEB, através do envolvimento dos pais em atividades de educação de adultos e em projetos de animação socioeducativa. Sabendo da importância atual de envolvimento do pai na escolaridade dos rapazes, será apresentado o modo como se promove o seu envolvimento em Inglaterra. 

  • Elos de escrita - Entre a Escola e a Família

Cristina Pinto

  • Efeitos da Educação de Adultos na literacia das crianças

Lucília Salgado

  • A formação para o desenvolvimento da literacia familiar

Tânia Pereira e

Vera Lúcia Moura

  • A literacia dos pais no jardim-de-infância

Paula Monteiro

  • Envolver o pai na educação do filho – experiência inglesa

Pedro Filipe


 

6 de julho | 14.30 horas - Literacia para todos: outros contextos, outros destinatários

Moderador: Prof. Doutor João Vaz

Lucília Salgado (ESEC)

Durante algum tempo pensou-se que as crianças e jovens com dificuldade intelectual e desenvolvimental dificilmente aprenderiam a ler considerando-se que apenas poderiam fazer uma “leitura funcional”. Novas metodologias, assentes nos saberes da literacia emergente e das estratégias de educação de adultos permitem desenvolver uma efetiva competência leitora nestes destinatários. A animação socioeducativa permite a criação de condições facilitadoras.

Também outros contextos podem ser enriquecedores da formação de leitores. As Bibliotecas públicas e escolares junto da infância e da juventude. Também a participação na vida associativa se revelou uma forma de desenvolver a literacia nos adultos. 

  • A aprendizagem da leitura em crianças com dificuldade intelectual e desenvolvimental

- Vanda Coelho e Ana Teresa

- Carolina Cruz

  • A animação de Bibliotecas: O lúdico como estratégia de animação da leitura

Rosário Figueiredo

  • Nas atividades de cidadania: O contributo das aprendizagens informais para o desenvolvimento da literacia

Liliana Rodrigues

18 horas – Encerramento

 

Nota: Quem estiver interessado em completar a formação ou/e a obtenção de um crédito, deverá inscrever-se para uma oficina devendo completar-se as 9 horas que faltam (16 do Encontro+9 em workshop) no dia 13 de julho e com as problemáticas que considerem interessar-lhes. A entrada é livre mas sujeita a inscrição e o preço do certificado é de 5€ para a participação no Encontro e de 10€ para quem quiser fazer a formação (inclui os dois certificados).


Partilhar: 



 

Outros destaques


{ Consultar o arquivo

  pessoas

 
  Alunos
Candidatos
Consulta Pública de Notas

Informações

[+] Mais Informações em MyEsecWeb 

ESEC-em-destaque
Galeria de Imagens Site da ESECTV CINEP IWE Historico de projetos
Links de rodape

Escola Superior de Educação de Coimbra © 2008
Termos de UsoMapa do Site | Ficha Técnica | rss |  Facebook | Google+  Twitter | Símbolo de Acessibilidade na Web D |Administração do Site
Revista Cientifica - Exedra eU B-on