Estreia a 19 junho na Oficina Municipal do Teatro de Coimbra
"Tudo vai pelo melhor, no melhor dos mundos possíveis”. Para os otimistas, este é o melhor dos mundos – aliás, é o único mundo possível. Tudo o que acontece é sempre para o melhor dos fins, tudo está perfeito tal como está! De facto, no castelo de Thunder-tem-Merkle, na Westfália, tudo parecia estar encadeado numa perfeição admirável. Até que Cândido, o feliz filho bastardo, é expulso a pontapés no traseiro, exilado, separado da sua amada Cunegundes, abandonado à própria sorte, sequestrado pelo exército búlgaro, açoitado, soterrado pelo grande terramoto de Lisboa, condenado pela Inquisição, açoitado novamente, perseguido pelos espanhóis e pelos paraguaios, roubado na Guiana, explorado pelos monhés e pelos turcos, reduzido à miséria…
Será que este mundo de conflitos, de desigualdades, injustiças, roubos, guerras, exílios, perseguições, autos-de-fé, catástrofes, exploradores e vigaristas, é mesmo o melhor dos mundos? Como é que se vive num mundo assim? Não haverá alternativas?
Esta comédia de aventuras rocambolescas, que passa pela Westfália, por Amsterdam, Lisboa, Badajoz, Madrid, Cádiz, Buenos Aires, pelas Missões do Paraguai, por Caiena, Veneza, Constantinopla – e até pelo El-Dorado! – baseia-se na clássica novela anárquico-filosófica Cândido, ou O Optimismo, de Voltaire – uma obra que vem deliciando incontáveis gerações de leitores e espectadores desde 1758 e faz parte inclusive do Plano Nacional de Leitura. Nesta adaptação, conta com um elenco de 13 atores, que se desdobram em mais de 30 personagens, numa encenação Antonio Mercado, com produção do Curso de Teatro e Educação da ESEC, em colaboração com O Teatrão.
“Cândido – ou o optimismo” estará em cena na Oficina Municipal do Teatro de Coimbra (Teatrão) de 19 a 29 Junho, às 21h30, e ao domingo às 17h. O bilhete tem o custo de 4 euros, e é grátis para alunos, professores e funcionários da ESEC.
Informações e reservas através dos contactos do Teatrão:
239714013 / 914617383 ou geral@oteatrao.com