Equipa da ESEC distinguida na Euroweek 2013
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra foi distinguida com um primeiro prémio na Euroweek 2013, realizada em Riga, na Letónia, de 29 de abril a 4 de maio, sob o tema “Social Media within Professional life”.
A Euroweek é uma iniciativa organizada, anualmente, no âmbito da Rede PRIME “Professional Inter-University Management for Education (PRIME-Networking)” que pretende valorizar os estudantes que apresentam projectos, levando-os a participar num ambiente internacional e com equipas internacionais.
O projecto que recebeu o primeiro prémio “What are the contexts and the processes that make Social Media to work for future professionals?” consistiu num projecto de investigação que integrou uma equipa multidisciplinar oriunda de três países (Portugal, Estados Unidos da América, Itália), tendo como lider de projecto os participantes da Escola Superior de Educação de Coimbra.
Globalmente, o projecto desenvolveu-se ao longo de 6 meses, tendo seguido todos os passos subjacentes a uma investigação científica, e envolvendo um trabalho muito rigoroso em todos os componentes de um trabalho desta natureza. Desta forma, foi possivel contemplar um trabalho final que reunia elevada qualidade sob o ponto de vista teórico, empirico e também, nas aplicações práticas.
Em termos de objecto de estudo, o trabalho de investigação procurou compreender de que forma as Redes Sociais podem actuar enquanto uma forma de acesso a oportunidades de emprego, nomeadamente, ao nivel do acesso à vida profissional activa.
Assim, sob o ponto de vista teórico, o estudo procurou compreender as actuais dinâmicas em torno do Recrutamento num mercado de trabalho dominado por uma baixa de ofertas de emprego, mas simultâneamente, uma procura muito selectiva de perfis profissionais particulares por parte de empregadores. Ainda sob o ponto de vista teórico, procurámos discutir em que medida as premissas da “war for talent” permanecem actuais perante as actuais caracteristicas do mercado de trabalho em termos nacionais e europeus.
Sob o ponto de vista empirico, procurou-se que a abordagem fosse capaz de captar a dinâmica inerente aos processos de recrutamento, de forma a que os mesmos fossem descritos e analisados à luz dos objectivos do estudo. Como o projecto foi desenvolvido numa equipa internacional, desde o inicio que se considerou fundamental uma recolha e comparação de dados entre países, desde logo, pelo facto da equipa integrar participantes europeus, e americanos. Assim, optou-se por uma metodologia que fosse capaz de assimilar a questão subjacente ao estudo nos diferentes países, ganhando-se assim, uma compreensão mais alargada sobre o problema em análise. A equipa construiu um guião de análise de orientação para multiplas sessões de Focus Group, desenvolvidas em Portugal, Itália e Estados Unidos da América, o que permitiu uma recolha de dados orientada, mas também standardizada.
Uma vez recolhidos e analisados os dados, foi possivel desenvolver um conjunto de considerações sobre a forma como as Redes Sociais se enquadram na óptica do recrutamento num mercado de trabalho nacional, mas também, global. A riqueza de conteúdos obtidos permitiu a discussão e comparação de dados, bem como um conjunto de recomendações aplicadas uteis para potenciais empregadores e para potenciais candidatos a ofertas de emprego.
O projecto premiado tinha na equipa portuguesa da ESEC as alunas: Inês Figueiredo (aluna de Comunicação Organizacional) e a aluna Mónica Ribau (Comunicação Social).

Daniel Gomes, docente da área das Ciências da Comunicação da ESEC e coordenador do Projecto vencedor destaca alguns dos aspectos desta experiência.
Importância atribuída ao prémio
Um objectivo máximo da participação da ESEC e do Intituto Politécnico de Coimbra na Euroweek foi sempre a de marcar a nossa presença por uma elevadissima qualidade e por uma diferenciação positiva, quer ao nivel da qualidade do trabalho desenvolvido, do empenho, da dedicação, como também ao nivel da imagem dos alunos. Durante todas as etapas inerentes à preparação deste projecto vencedor, houve imenso apoio por parte da direcção do Instituto Politécnico de Coimbra e da Escola Superior de Educação, de forma a que a prestação da comitiva Portuguesa fosse exemplar.
Sendo este primeiro prémio, um prémio de reconhecimento, é justo referir que o primeiro vencedor é o próprio IPC e as suas Escolas, nomeadamente a ESEC, dada a unanimidade recolhida junto dos nossos parceiros da euroweek relativamente ao empenho, esforço e qualidade da preparação dos alunos portugueses. A qualidade do trabalho que se desenvolve nas escolas do IPC foi evidente.
Em segundo lugar, este prémio de reconhecimento é fruto da enorme dedicação dos alunos do IPC, da ESTES ESTGOH e da ESEC (Joana Marques, Inês Figueiredo, Mónica Ribau e Elisa David), da manifestação das suas capacidades, do orgulho que mostraram em representar o IPC nesta competição entre países, e pela qualidade do trabalho de equipa desenvolvido. Os alunos das escolas do IPC recolheram opinião unanime sobre as suas qualidades. Refira-se, a este título, que o trabalho desenvolvido pelos alunos do IPC foi de enorme exigência técnica e cientifica, de esforço de integração numa equipa com participantes de diferentes nacionalidades, e de demonstração de elevadas competências de apresentação. Refira-se ainda, que os alunos do IPC foram todos alunos de 1º ciclo (Licenciatura), tendo inclusivamente competido com equipas que integravam participantes de 2º ciclo de outros países (Mestrado) e acabaram por ser superiores a estes ultimos, o que atesta bem a qualidade das suas competências e a sua preparação. Destaco, por ultimo um comentário de um colega nórdico no ultimo dia da Euroweek “We had zero chances against Portugal”.
O que se destaca da participação da ESEC
Relativamente às alunas da ESEC (Joana Marques, Inês Figueiredo, Mónica Ribau, Elisa David), foram claramente impulsionadoras da qualidade das equipas de projectos que integravam participantes portugueses. As alunas da ESEC foram incansáveis na procura da qualidade, do rigor no seu trabalho, estando permanentemente insatisfeitas com o que já tinham alcançado, e lançando-se sucessivamente e em busca de mais e melhor, dignificando assim o IPC e a ESEC em especial. Ficou claro para todos que a ESEC se destaca pela qualidade que imprime no seu ensino, e pela exigência e pelo rigor na preparação que dedica aos seus alunos. O desempenho das alunas da ESEC nesta Euroweek é, também, fruto de um trabalho que integra os vários professores da ESEC que exemplarmente souberam desenvolver as competências das suas discentes, em especial, os professores das licenciaturas em Comunicação Organizacional e Comunicação Social.