15 e 22 de março | 18.30-23.30
Gestão curricular em Educação musical numa perspectiva inclusiva
Dia 15 de Março de 2013 - 18.30-23.30
Dinamizador convidado: Dr. Rui Ramos
INSCRIÇÃO
Objectivos: - Conhecer e utilizar técnicas de intervenção musical/psicomusical num contexto de Educação Musical Inclusiva;
- Adequar modelos de intervenção musical às capacidades específicas de cada indivíduo;
- Adoptar modelos curriculares teórico-reflexivos que funcionem como instrumentos de alternância com a experimentação educativa, e por inerência como um revitalizador da qualidade de ensino;
- Saber adaptar o programa a todos e a cada um dos alunos a intervencionar, flexibilizando-o e enfatizando, por hierarquia, as matérias com contribuição mais consequente no projeto de desenvolvimento educativo daqueles, de acordo com os resultados previamente obtidos por via de diagnóstico;
- Saber recorrer e selecionar todos os meios materiais e humanos que possam contribuir, acelerar, facilitar e desenvolver o potencial diacrónico das aprendizagens possíveis;
- Saber gerir a diferença como factor de equalização, criando para cada aluno as modificações afectivas necessárias à criação de um determinado quadro de acompanhamento, tendo em vista a optimização da motivação, da aprendizagem e do prazer do desenvolvimento educativo, balizado pelo respeito aos valores de mudança individual.
Nota: Dentro das possibilidades de cada participante, solicita-se que cada um seja portador de exemplares de planificações de aulas (1º, 2º ou 3º CEB).
Proponentes do Seminário: docentes da unidade curricular, Amparo Carvas, César Nogueira e Avelino Correira.
DANÇA E MÚSICA
Dia 22 de Março de 2013 - 18.30-23.30
Dinamizadora convidada: Dra. Cristina Leandro
INSCRIÇÃO
Atividade: O corpo a dançar na música
Resumo:
O objetivo principal é dar a conhecer o potencial da dança a partir da matéria inerente e essencial desta arte: o corpo. A exploração de movimentos, tendo o corpo como instrumento de aprendizagem, possibilitará compreender a relação interdisciplinar entre a dança e a música,
de forma a encontrar pontos de contacto com o ritmo, andamento, dinâmica, intensidade, entre outros. Na medida em que “Sentir, no corpo em movimento, o som e a música é, na criança, uma forma privilegiada e natural de expressar e comunicar cineticamente o que ouve.”
(Departamento da Educação Básica, Programa do 1ºCEB, p.69).
Metodologia: experimentação prática através da integração de 3 áreas: o fazer, o criar e o analisar.
Objetivos gerais:
•Conhecer o potencial da dança criativa como meio de aprendizagem integrada com a música;
•Experienciar os exercícios de dança criativa no domínio técnico e expressivo; •Desenvolver a
criatividade e a imaginação cinéticas através de frases de movimento e de formas
coreográficas interligadas com a música.
A vivência prática dos conteúdos permitirá a aprendizagem do dançar (técnica e expressiva), a criação de frases de movimento/danças (imaginação e invenção cinética) e a análise/observação de danças (sentir, pensar e apreciar), numa perspectiva de inter-relação entre o movimento, a dança e a música.
Público-alvo: Estudantes de Música (Mestrado e Licenciatura) e demais estudantes da ESEC e outro
público interessado intra e extra-muros da ESEC.
Nº de participantes: 25 (máximo 30)
Espaço: Sala de Música 1/Ginásio
Material: Roupa confortável e meias
Organização: Amparo Carvas, César Nogueira e Avelino Correia