10 janeiro | 18h30-22h30 | Anfiteatro 1
Envolvimento (espiritual) ativo na velhice e Qualidade de Vida
Filipa Daniela Marques (Docente da Pós-graduação em Gerontologia Social)
O objectivo deste evento é analisar a última fase da vida sob o ponto de vista normativo e desenvolvimental: uma etapa da vida que compreende igualmente tarefas e desafios específicos, novas exigências, e reavaliações. Explorar-se-à a renovação do propósito de vida: sabedoria e espiritualidade.
Público -alvo: Alunos, professores e profissionais da área da gerontologia social e outras áreas de intervenção afins. Comunidade académica; comunidade em geral e Escola Sénior.
Sobre a oradora
Filipa Daniela Marques é gerontóloga. Docente da ESEC da Pós Graduação em Gerontologia Social. Bolseira de doutoramento da FCT, desenvolve os seus estudos sobre a dinâmica familiar no fim da vida e explora o conceito de Integridade Familiar e os desafios e tarefas desenvolvimentais inerentes desta fase da vida, nomeadamente em famílias contemporâneas. Frequenta o último ano do Programa Doutoral em Gerontologia e Geriatria em parceria entre a Secção Autónoma de Ciências da Saúde da Universidade de Aveiro e Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar do Porto.
Resumo
A investigação tem incidido nos cuidados familiares a idosos dependentes, realçando os problemas de saúde e funcionais e o declínio cognitivo. A focalização nestes tópicos reforça as imagens ageistas da velhice, negligenciando os aspectos positivos (e.g. maturidade, sabedoria e experiência). Torna-se necessário compreender a velhice sob o ponto de vista normativo e desenvolvimental; como uma fase normal e expectável da vida com desafios específicos e com sentido e propósito, enfatizando também o seu potencial de crescimento e construção de significado. Compreender o processo de renovação do propósito de vida nesta fase - sabedoria e espiritualidade - permite ir mais além do modelo biomédico tendencialmente adotado e promover a Qualidade de Vida e Bem-Estar nesta fase da velhice.
Ciências Biomédicas de Abel Salazar do Porto. professores e profissionais da área da gerontologia social e outras áreas de intervenção afins. Comunidade académica; comunidade em geral e Escola Sénior.