Distinguido na "Microsoft Partners in Learning Global Forum 2012"
João Carlos Ramalheiro, licenciado em Educação Musical pela ESEC e actualmente professor de Música do Agrupamento de Escolas da Lousã e diretor da Academia de Música da Lousã, conquistou o 1º lugar na categoria “A escolha dos professores” no Concurso Mundial de Professores Inovadores da Microsoft com o projecto “Oratio Classroom & the World of Music”.
O projeto desenvolvido por João Carlos Ramalheiro destina-se ao ensino da música no 1.º Ciclo do Ensino Básico distinguindo-se por melhorar o processo de aprendizagem da disciplina de uma forma intuitiva utilizando os recursos e tecnologias do século XXI.
Nesta edição de 2012 do Microsoft Partners in Learning Global Forum – Concurso Mundial de Professores Inovadores - concorreram cerca de 200 educadores, selecionados de entre mais de 250 mil candidatos. Os vencedores foram selecionados por um painel internacional composto por especialistas na área da educação, e a seleção efetuada através de vistas virtuais às salas de aula, e entrevistas realizadas pelos júris, nas quais os educadores deram provas de como as suas práticas de ensino inovadoras permitem dotar os estudantes de competências cruciais para o século XXI.
O projeto “Oratio Classroom & the World of Music” poderá vir a ser integrado numa futura plataforma educativa do Windows.