Qual a importância do design de interação, do design de interfaces e do design web na adopção de novas tecnologias? Analisar, discutir e descobrir novos caminhos para a integração do design com a tecnologia são os objectivos deste TEDxCoimbraSalon.
NÃO É POSSÍVEL EFECTUAR INSCRIÇÃO! NÚMERO MÁXIMO DE INSCRIÇÕES ATINGIDO!
Este evento será realizado em parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra e com o Instituto Politécnico de Coimbra.
- Francisco Rubio (ESEC)
- António Olaio (UC)
- João Ferrand (WingzStudio)
- Catarina Lélis /UA)
Quem são os Oradores?
Artista visual que tem desenvolvido diversos trabalhos e exposições em diversas áreas das artes visuais, nomeadamente na pintura e na fotografia, explorando a capacidade expressiva das sucessivas transferências de imagens por várias suportes.
Integra o Quarto Elemento, um colectivo criativo que tem como objetivo criar e desenvolver projetos de arte e design, numa base multidisciplinar e com recurso a abordagens alternativas.
Atualmente é Professor Adjunto e Diretor do Curso de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra, tendo-se Doutorado na Universidade de Aveiro com tese sobre “a representação gráfica do espaço no desenho”.
É artista plástico, a evolução do seu trabalho como performer na década de 80 levou-o a assumir o papel de cantor, entre 1987 e 1992, com o grupo Repórter Estrábico, e, desde 1994, com o músico João Taborda.
Vive em Coimbra, onde é professor no curso de arquitetura da universidade e investigador do Centro de Estudos Sociais.
Exposições individuais mais recentes:
- 2010 - La Prospettiva is sucking reality, Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira
- Na cátedra de S. Pedro, Museu Grão Vasco, Viseu
- 2009 - La prospettiva, Mario Mauroner, Viena
- Brrrrain, exposição antológica, Culturgest, Lisboa
- Crying my brains out”, Filomena Soares, Lisboa
- 2007 - I think differently now that I can paint, Centro Cultural Vila Flôr, Guimarães
- 2006 - Under the stars, ZDB, Lisboa
- 2005 - Pictures are not movies, Filomena Soares, Lisboa
- 2004 - 40 years in a plane – Kenny Schachter conTEMPorary, Nova Iorque.
- I’m growing heads in my head, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
- 2003 - You are what you eat, Centro Cultural Andratx, Palma de Maiorca
- 2002 - Telepathic agriculture, Galerie Schuster, Berlin e Frankfurt.
- Exposições colectivas recentes:
- 2010 MONO – A propósito do Grupo GICAPC/Cores, CAPC, 1976/78, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
- 2009 Uncle Chop Chop V, Glasgow Project Room, Glasgow
- 2008 Café Portugal , Design Factory, Bratislava
- 2007 Por entre as linhas, Museu das Comunicações, Lisboa
- 7 Visões de William Blake, Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra
É Licenciado em Design Gráfico pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Formador há 8 anos no Ensino Profissional em Coimbra, tendo sido Coordenador do Curso de Comunicação, lecionando atualmente as disciplinas de Comunicação Gráfica e Campanha Publicitária.
Realizou uma especialização em Marketing Político.
Viveu e estudou um ano nos EUA, tendo trabalhado, a título experimental, na "Pixar Animation Studio", criadores dos filme de animação "Toy Story" e "Finding Nemo", entre outros.
Conta com um portfólio de mais de um milhar de projetos gráficos e uma carteira com cerca de 200 Clientes e desenvolveu 25 campanhas de Marketing Político em Portugal e no Brasil.
Atualmente é Sócio Fundador e Gaming Designer da WingzStudio, Lda, empresa criadora do projeto "StringZ-HD", um jogo concebido para plataformas iOS (iPhone, iPad e iPod Touch) e premiado pelo "Prémio ZON Multimédia 2011".
Doutoranda e Professora Assistente Convidada do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade de Aveiro. É Mestre em Gestão da Inovação e do Conhecimento e Licenciada em Design de Comunicação.
Desenvolve há diversos anos consultoria em Design de Marcas e Identidade para um grande variedade de empresas.
Foi fundadora e Diretora Criativa da revista Portuguesa de Inovação “inovar·te” e é autora de diversos manuais técnicos de suporte à aprendizagem de aplicações de design gráfico, nomeadamente Freehand, Illustrator, InDesign.
Os seus interesses atuais de investigação e de ensino são o Design Participativo, a Gestão de Marcas e a Identidade Corporativa nos Novos Media e nas Redes Sociais.
O que é o TEDxCoimbraSalon?
Os TEDxCoimbraSalon são um conjunto de eventos intimistas e interativos, projetados para envolver a comunidade TEDxCoimbra e para alavancar cruzamentos criativos dentro da comunidade. No espírito das TEDTalks, os TEDxCoimbraSalon são encontros de mentes curiosas e lugares para explorar novas ideias e formas de pensar.
Cada evento terá o visionamento de uma TEDTalk e um conjunto de oradores, cada um apresentando as suas perspectivas e percepções sobre o tema escolhido, seguindo-se um período de discussão aberta e interativa.
Esta série de eventos tem como objectivo manter a comunidade TEDxCoimbra comprometida com os valores e ideias do evento anual, obtendo-se assim mais uma combinação perfeita para criar discussões e ligações interessantes.
Os TEDxCoimbraSalon são eventos independentemente organizados, reproduzindo o modelo, normas, características e orientações do TED, e não têm qualquer fim lucrativo.
O que é o TEDxCoimbra?
Promover o diálogo através da partilha das ideias…
Porque acreditamos que as pessoas têm muitas coisas em comum e que, dada a oportunidade, essas pessoas exploram os seus interesses conjuntamente, o TEDxCoimbra surge como um espaço aberto de partilha que procura melhorar o mundo e a vida das pessoas. Este é um espaço onde o intercâmbio de ideias é a base de novas maneiras de pensar e fazer.
O TEDxCoimbra permite que indivíduos e comunidades originem novas maneiras de lidar com algumas das mais desafiadoras questões sociais de hoje. Questões ligadas à ciência, à tecnologia, às artes e cultura, à inovação e à sociedade serão o fio condutor para motivar esses indivíduos e essa comunidade à mudança.
Com os oradores e performers convidados, almejamos o enriquecimento da discussão e do debate sobre o futuro da nossa sociedade, partindo das suas experiências pessoais e profissionais. Estes oradores e performers possuem vastos conhecimentos e experiências, e estão prontos a partilhar tudo isto com os participantes do TEDxCoimbra, não só através das suas intervenções, mas também através de um contacto direto durante os vários momentos exclusivamente dedicados ao networking.
E porque o TEDxCoimbra não se esgota na participação dos oradores e performers decorrem paralelamente um conjunto de atividades com vista a tornar o dia verdadeiramente inesquecível... a tornar o dia uma verdadeira experiência TED. Assim, temos um painel extraordinário que é constituído pelos melhores criativos, cientistas, tecnólogos, pensadores e fazedores com o objectivo de inspirar e partilhar conhecimento e experiências com a audiência.
Todas as intervenções, as TEDxTalks, são gravadas e posteriormente serão disponibilizadas gratuitamente no site do TEDxCoimbra e por toda a comunidade TED.
O TEDxCoimbra é um evento sem fins lucrativos, organizado pela Pensamento Voador – Associação para a Promoção de Ideias, também ela sem fins lucrativos. Todos os fundos angariados junto de participantes e patrocinadores são direcionados para a cobertura de despesas da conferência. Todos os membros da equipa são voluntários.
Desde o início que o TEDxCoimbra está intimamente ligado a causas sociais e à melhoria da qualidade de vida das comunidades. Assim, no ano de 2010, o saldo do evento foi entregue à Oikos contribuindo assim com um donativo para sementes de 75 Hortas Familiares na Guatemala. Já em 2011 a contribuição do evento resultou na angariação de 117 kg de alimentos doados ao Banco Alimentar Contra a Fome.
O TEDxCoimbra é um evento independentemente organizado, reproduzindo o modelo, normas, características e orientações do TED.