3 de Março a 30 de Junho
Visa-se com estes workshops ir ao encontro de algumas necessidades de um público generalista que nem sempre encontra respostas nos locais mais formais como as salas de aulas. Pretende-se que estas formações teórico-práticas, breves (de 3h) e dinâmicas, sejam uma mais-valia para o público interessado, animando assim as manhãs de sábado na Escola Superior de Educação de Coimbra.
Horário: Sábado 09:30 H – 12:30 H.
Como prestar os primeiros socorros
1ª edição: 3 de Março | Sala 14;
2ª Edição: 10 de Março | Sala 12;
Enfº Paulo Oliveira (HUC)
Os acidentes acontecem em qualquer lugar e/ou situação. Prestar primeiros socorros, pessoalmente ou solicitando socorro, a uma vítima que se encontra em situação de perigo é uma obrigação cívica.
Não prestar socorro significa não dar nenhuma ajuda à vítima e uma simples chamada para o 112, por exemplo, é uma forma imprescindível de prestar socorro para assegurar os meios materiais e humanos. A omissão e a falta de conhecimentos de primeiros socorros eficientes são os principais motivos de mortes e danos irreversíveis nas vítimas. Em razão do exposto, este workshop tem o intuito de esclarecer a organização e coordenação do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM); transmitir noções básicas de primeiros socorros e dar a conhecer o algoritmo de suporte básico de vida através da utilização de técnicas de permeabilização das vias aéreas e de reanimação cardio-pulmonar.
1ª Edição: inscrições fechadas - atingido o número máximo de formandos;
2ª Edição: inscrições até ao dia 07-03-2012 -Atingido o número máximo de formandos!
Tapetes contadores de histórias
Alteração de data: 28 de Abril | Sala de música I, Ginásio e Dolce Vita (a parte prática, até às 13h, decorrerá no piso 0 do Dolce Vita).
Mestre Fernanda Raposo com Dr. Filomena Ribeiro
(Centro Educativo de Condeixa)
“ No fio das histórias, como no fio da vida, cada um tece o seu tapete”.
Contar histórias com tapetes ou painéis de tecido é uma manifestação popular recorrente em diversas culturas do mundo e em distintas épocas da história da humanidade. O tapete contador é confeccionado exclusivamente em tecido a partir de um livro, correspondendo-lhe ao nível da ilustração e da estrutura narrativa. Um tapete contador é sempre um tapete e um livro. É um espaço organizado, uma porção do mundo em miniatura feita de tecido, material tão próximo da criança, associado ao conforto da cama, do colo do adulto afectivamente significativo para a criança, da roupa que aquece e protege. Cada tapete contador é a promessa de uma história a descobrir no livro que o acompanha.
Inscrições canceladas , atingido o número máximo de formandos!
Mapas de conceitos digitais: exploração em contextos educativos
Inscrições até as 15horas do dia 16-05-2012
19 de Maio | Anf. 2
Doutor José Luís Torres Carvalho
(Centro de Competência TIC da Universidade de Évora)
Esta oficina tem como objetivos:
- promover a integração curricular de ferramentas digitais de organização e representação visual do conhecimento;
- explorar e construir propostas de aplicação didática de mapas de conceitos digitais em diversas situações de ensino, aprendizagem e avaliação;
- refletir sobre estratégias e contextos de aplicação educativa dos mapas de conceitos digitais.
Nota:Os participantes devem levar os seus computadores
Ficha de Inscrição
A Literacia emergente em crianças de idade pré-escolar. Implicações na construção do sucesso escolar
2 de Junho| Sala 14
Inscrições abertas
Doutora Lucília Salgado
(IPC/ESE)
Trabalhos desenvolvidos numa linha Piagetiana (E. Ferreiro e A. Teberosky) revelaram o modo como as crianças, antes de iniciarem a aprendizagem formal da leitura e da escrita (alfabetização), demonstram motivação e se organizam para a sua aprendizagem, constroem representações sobre a funcionalidade da leitura e da escrita e desenvolvem conceptualizações sobre a estrutura do texto escrito.
Trabalhos posteriores demonstram a importância destas construções prévias na aprendizagem da leitura e na construção do sucesso escolar das crianças.
Este quadro teórico revela-se importante para a compreensão/intervenção no desenvolvimento de todas as crianças especialmente para as originárias de meios de baixas qualificações escolares demonstrando a necessidade de intervenção precoce junto de crianças e respectivas famílias.
Ficha de Inscrição
Práticas de autorregulação das aprendizagens na sala de aula (de História)
30 de Junho| Sala 14
Doutor Luís Mota
(IPC/ESE)
A oficina, partindo de uma experiência contextualizada, pretende sensibilizar e conduzir a uma reflexão crítica sobre a necessidade e a possibilidade de organizar o trabalho e a sala de aula para a autorregulação das aprendizagens através da/o/e:
i. Organização do trabalho curricular por projetos cooperativos desenvolvidos pel@s alun@s.
ii. Trabalho autónomo e acompanhamento individual.
iii. Circuitos de comunicação para difusão e partilha dos produtos culturais.
iv. Trabalho curricular comparticipado pela turma.
v. Organização e gestão cooperada em conselho de cooperação educativa.
O curso não funcionará por não ter atingido o número mínimo de formandos.
Cursos destinados, por ordem de preferência, a:
1. Alunos do curso de Educação Básica (licenciatura e mestrados);
2. Professores Cooperantes;
3. Alunos dos restantes cursos da ESEC;
4. Pessoal Docente e não Docente do IPC;
5. Público Geral.
Preço (por workshop):
- Comunidade da ESEC e professores cooperantes: 6€
- Restante público: 10€
Inscrição:
Por correio eletrónico dirigido ao Gabinete de Gestão Financeira – Unidade de Apoio a Projetos – (Dra. Libânia Conceição) da ESEC, até 27 de Fevereiro de 2012, o primeiro workshop e os outros até 8 dias antes do workshop.
Correio eletrónico: uap@esec.pt
A Inscrição só é válida com o comprovativo de pagamento em anexo.
Pagamento: Transferência Bancária (NIB: 00350 185 000 1000 363 007)
Nota: A formação só funcionará com um número mínimo de 20 formandos e máximo de 30.
Caso a formação não funcione por número insuficiente de formandos, será devolvido o valor da inscrição.