Início 21 de setembro 2017 | ESEC
Curso Comunicação Digital. Otimização para motores de busca e redes sociais
2ª Edição | Início 21 setembro 2017| Sala de Informática 1

Introdução
O Search Engine Optimization (SEO) é uma área específica da comunicação digital e do web-marketing, a qual tem sido responsável pelo desenvolvimento de estratégias e de técnicas capazes de promover a melhoria da posição de um site nos resultados de pesquisa de forma orgânica.
Esta técnica permite incrementar a frequência das denominadas “visitas” às páginas web e desse modo atingir potenciais novos clientes, de forma mais económica; permite também gerar um tráfego de alta qualidade, uma vez que tende a ser mais segmentado; por último, permite igualmente atingir um índice de conversão mais elevado (por comparação com outras técnicas, por exemplo o banner, a qual gera acréscimos na ordem das cinco vezes mais de visitas).
Por outro lado, o Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas a nível mundial, sendo cada vez mais uma importante ferramenta de Marketing. A sua constante evolução faz com que surjam oportunidades de utilização e divulgação que o utilizador comum desconhece. Esta formação aborda as diversas fases de uma estratégia no Facebook, ajudando os formandos a potenciar e dinamizar páginas profissionais.
O objectivo genérico do curso é o de facultar aos formandos informação e conhecimentos que os habilitem a perceber algumas técnicas de SEO assim como de estratégia de marketing no facebook, dinamizando de forma eficaz toda a estratégia de online da empresa.
1 | Objectivos do curso
- Dotar os formandos de conhecimentos que permitam gerir, monitorizar e optimizar a presença online da organização ou da empresa nos websites ou nas nas redes sociais (com particular destaque para a rede social Facebook).
- Compreender o modo como os motores de busca funcionam;
- Identificar e implementar acções de otimização em sites, com o objetivo de melhorar o posicionamento orgânico nos motores de pesquisa;
- Analisar e avaliar acções de white and black hat em seo.
- Compreender e otimizar a presença em redes sociais (essencialmente Facebook e Youtube) em consonância com o posicionamento do website.
2 | Conteúdos programáticos do curso
1- O que é o SEO
2- Como é que o Google funciona
3- Análise da concorrência
4- Pesquisa e análise de palavras-chave
5- Marketing de conteúdo e Link Building
6- Optimização on-page
7- Optimização off-page
8. Técnicas de SEO em redes sociais
9- Monotorização e criação de relatórios
10- A confiança on-line, a percepção dos benefícios e riscos nas transacções em websites.
11 - Boas práticas e recomendações
3 | Avaliação do curso
O curso será eminentemente prático, sendo que ao longo das sessões se analisarão vários casos de modo a incentivar a participação presencial na resolução de exercícios e/ou na produção de respostas a propostas de actividades num fórum a disponibilizar no moodle.
No final, realizar-se-á um trabalho prático com o objectivo de analisar um projecto online ao nível dos principais factores da optimização para Motores de Busca (SEO): identificar erros/más práticas e propor melhorias/soluções.
4 | Condições de frequência
a) O curso terá a duração de 24 horas presenciais, desenvolvidas ao longo de seis semanas(com inicio previsto para 21 de setembro de 2017, se for atingido o número mínimo de candidaturas para viabilizar a realização do curso);
b) Será desenvolvido em regime pós-laboral (quintas-feiras, das 18:30-22:30 excepto dia 3 de outubro que se realizará à 3ª feira no mesmo horário);
c) Para efeitos de organização das sessões de formação, os candidatos deverão levar um computador portátil;
d) O número de vagas é limitado a 25, sendo as candidaturas aceites por ordem de inscrição.
e) Pode obter mais Informações sobre o curso no Gabinete de Gestão Financeira, Unidade de Apoio a Projectos (Drª Libânia da Conceição – atendimento das 14.00-17.00): uap@esec.pt, 239 79 31 20 – tecla 3 (telefone).
f) Em função da procura, poderá ser organizada mais do que uma edição do curso.
g) No final do curso será emitido um certificado de formação, correspondente a 24 horas teórico-práticas (3 créditos ECTS).
h) Custo estimado – 60 Euros
5 | Destinatários
Estudantes das licenciaturas ou dos mestrados nas áreas genéricas da Comunicação Social, Comunicação Organizacional, Comunicação e Design Multimédia, Turismo, Animação Socioeducativa, Arte e Design, Música, Teatro.
Estudantes de outros cursos superiores ou de outras licenciaturas onde a natureza da formação proposta possa ser entendida como um factor de valorização profissional.
Licenciados à procura de uma oportunidade de ingresso no mercado de trabalho ou activos em exercício de actividade onde este conhecimento possa ser relevante.
6 | Calendarização
Sessão 1: 21/09/2017 |18h30-22h30 (5ª feira)
Sessão 2: 28/09/2017 | 18h30-22h30 (5ª feira)
Sessão 3: 03/10/2017 | 18h30-22h30 (3ª feira)
Sessão 4: 12/10/2017 | 18h30-22h30 (5ª feira)
Sessão 5: 19/10/2017 | 18h30-22h30 (5ª feira)
Sessão 6: 26/10/2017 | 18h30-22h30 (5ª feira)
7 | Formadores
MESTRE SARA SANTOS | 20 horas
Durante mais de 6 anos colaborou com o PRODUTECH – Cluster das Tecnologias de Produção como Coordenadora de Marketing, sendo responsável pela dinamização do portal das tecnologias de produção. É consultora freelancer em marketing digital para empresas nacionais e internacionais, nomeadamente para a marca ZARA (SEO para a loja online portuguesa). É docente no Ensino Superior Politécnico desde 2011.
Licenciada em Comunicação Organizacional pela ESEC, pós-graduada em Marketing Digital pelo IPAM. Mestre em Marketing e doutoranda em Gestão pela Faculdade de Economia do Porto. Formadora certificada em Marketing Digital pelo Digital Marketing Institute (Irlanda).
DOUTOR JOSÉ PEDRO SILVA | 4 horas
Docente nas licenciaturas de Comunicação Social e Comunicação Organizacional e nos cursos de mestrado de Comunicação Social (Novos Media) e Marketing e Comunicação da Escola Superior de Educação de Coimbra.
8 | Coordenação
Prof. Coordenador José Pedro Silva (ESEC)
Inscrições
Inscrição (Guia de apoio à inscrição)
Contactos
Gabinete de Gestão Financeira | Unidade de Apoio a Projectos (Drª Libânia da Conceição)
Atendimento | 14h00-17h00
Email | uap@esec.pt
Telefone | 239 79 31 20 – tecla 3