18 de maio | 14h30 | Auditório ESEC
Conferência "Quando a ciência é notícia a cobertura jornalística das alterações climáticas e políticas ambientais" por Mónica Ribau
O jornalismo é considerado fundamental ao processo de transmissão/divulgação do conhecimento científico junto da esfera pública, mas estarão os jornalistas preparados para a comunicação de ciência? De que forma é realizada a cobertura jornalística sobre as temáticas ambientais? E a população está interessada em debater uma agenda política para o ambiente? Quem define o que é digno de destaque nos media em matéria de ciência e ambiente?
A Comunicação de Ciência passou a representar uma prioridade pública, destacando-se nos discursos dos políticos e nas medidas de estímulo para a mudança de comportamentos dos cidadãos e a educação, entre os principais tópicos de discussão para responder ao Acordo de Paris. Será aqui analisada a forma como a comunicação social, a esfera pública e a agenda política se relacionam entre si na construção da realidade ambiental. Trata-se de um estudo de caso luso-brasileiro sobre a comunicação de ciência e o discurso mediático a partir da conferência de Paris (Alterações Climáticas, COP 21).

Mónica Ribau é licenciada em Comunicação Social pela ESEC, mestre em Gestão e Políticas Ambientais pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa e investigadora no departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente (FCT-UNL, Centro de Investigação MARE), onde integra a equipa do projecto "Conhecer para Preservar", dedicado a promover a literacia oceânica e a educação ambiental nos municípios da Lourinhã e de Torres Vedras. Actualmente desenvolve investigação na área da percepção social do risco e políticas públicas.