Inserido no Ciclo de Conferências: Educação, Lazer e Desenvolvimento Local 2013, a sessão realizar-se-á no dia 06-12-2013 entre 14.30h às 17.30h no auditório da ESEC com a coordenação da Doutora Fátima Neves.
Resumo da Comunicação
O ecoturismo pode contribuir muito para a sustentabilidade dos territórios. Quando o patrimonio natural e rural é singular e identitário, das pessoas que nele vivem, este segmento do turismo auxília na sua conservação e no desenvolvimento das populações locais mas por sua vez também depende destes recursos naturais e culturais e do envolvimento da comunidade para se implementar e ser bem sucedido. Pretendemos refletir sobre esta atividade turistica, consequências, contradições e dificuldades.
CV Resumido
- Maria do Carmo Rosa Lopes
- Prof Adjunta
- Instituto Politécnico de Coimbra,
- Escola Superior Agrária
- clopes@esac.pt

Bióloga pela Universidade de Coimbra, Mestre e Doutora em Ciências Agronómicas pela Universidade Técnica de Lisboa. É professora do Instituto Politécnico de Coimbra desde 1983. Lecciona nas áreas da Ecologia Terrestre, Conservação da Biodiversidade, Etnobotânica, Paisagem, Educação Ambiental, Interpretação do Património Natural, Turismo em Espaço Rural e Natural e Unidades de Paisagem e Turismo. Esteve ligada a vários projectos de Investigação & desenvolvimento, destacando-se; o Estudo Botânico para a Demarcação da DOP “Queijo do Rabaçal”, "Cultura de Plantas Aromáticas e Condimentares na Beira Litoral”, Implementação da "Directiva Habitats" e "Plano Sectorial da Rede Natura 2000". Foi directora do curso de Licenciatura de Engenharia do Ambiente e coordenou o curso de Mestrado em Ecoturismo.
Gravação da comunicação
Compativel com os
browsers IE9, Chrome e Firefox (depois de istalar o plugin solicitado). Caso não consiga visualizar nesta janela poderá
ACEDER ATRAVÉS DESTA LIGAÇÂO.