Dez 14 | 
Victor Pardal | Mestre em Educação e Lazer pela ESEC (2012). Docente, Coordenador do Departamento das Ex-pressões, membro do Conselho Pedagógico e da Secção de Avaliação de Desempenho Docente do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho. Foi Coordenador do Gabinete de Desporto da Câma-ra Municipal de Montemor-o-Velho, durante 15 anos. Formador do IEFP e ao nível da formação contínua de professores – MEC.
| Rendimento Desportivo e Sucesso Escolar. Estudo com Atletas enquadrados pelo Gabinete de Alto Rendimento do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho.”
| A Escola deve propiciar e assegurar a todos, condições reais de oportunidade de sucesso educativo. No presente estudo analisámos a desejável articulação ao nível pedagógico da difícil “vida dupla” de jovens simultaneamente atletas de Alto Rendimento desportivo e alunos do ensino Básico e Secundário. Procurámos desta forma, identificar e analisar as dificuldades existentes na vida destes atletas e alunos. A vida dupla ou dupla jornada contempla as sessões diárias de traba-lho escolar e de treino (10 horas em média por dia), bem como os períodos de estágio e competição é um fator que condiciona a vida social normal, o tempo de estudo, a gestão do tempo e o cansaço. Os dados analisados, no decorrer do estudo, sugerem-nos com alguma relevância que a existência do CAR e do GAR colocam estes participantes numa “situação privilegiada” face à restante realidade nacional, já que da sua ação combinada, são promovidas um conjunto de possibilidades que atenuam ou eliminam as dificuldades verificadas.
|