Nov 9 | 
Edmundo Drummond Alves Junior | Professor Doutor da Universidade Federal Fluminense-UFF, responsável pelo Grupo de Pesquisa Envelhecimento e Atividade Física, atua na Licenciatura em Educação Física da UFF e no Programa de Pós Graduação em Ciências do Cuidado e Saúde da UFF. Autor de diversos livros que tem como temática central os estudos do Lazer e do Envelhecimento. Coordena projetos de intervenção que privilegiam a intergeracionalidade e consideram a aproximação do lazer com a promoção da saúde. | O desafio de atuar com a intergeracionaliade em propostas educativas de lazer | Neste século XXI o envelhecimento populacional brasileiro assumiu proporções que colocam este país entre aqueles que mais sofrerão os efeitos do fenômeno da transição demográfica, que se não chegam a ser alarmantes, ao menos são bastante preocupantes. O envelhecimento da sociedade é um dos problemas sociais do momento e trouxe consigo novas reflexões relacionadas ao modo como as pessoas vão viver esta etapa da vida. Um modo de vida mais ativo e engajado veio se forjando durante a segunda metade do século passado na forma de políticas públicas, mas o que propor e como propor sem reforçar os preconceitos com relação ao envelhecimento e a velhice ainda é desafio a ser superados. Enquanto pedagogia social, a animação sociocultural faz parte das propostas de intervenção voltadas para a inserção social de adultos com mais idade, através dela, vislumbramos a aproximação das gerações. Considerar o alcance educativo de uma proposta de lazer para aqueles que envelhecem é a nossa proposta. |