A receção de mensagens de correio eletrónico não solicitadas (SPAM), é um dos principais entraves para a boa comunicação. A consequente receção de lixo nas nossas caixas de correio faz com que possamos cometer erros e interagir com mensagem enviadas automaticamente com a única finalidade: "fishing" de dados (passwords, dados bancários, interesses pessoais/profissionais, novos emails, etc).
Os Spammers usam robôs que navegam pela Internet para recolher endereços de e-mail publicados em todo o tipo de páginas. Esses robôs reconhecem todos os endereços normais do tipo: nome@dominio.pt. Durante as suas buscas pela Internet, recolhem milhares (milhões?) de endereços de e-mail que são guardados numa base de dados que depois é utilizada para enviar mensagens não solicitadas.
Como proteger os endereços?
Segundo Ivo Gomes, basta escrevê-los de uma forma que os robôs não percebam, mas que sejam perceptíveis a um humano. Substituindo o símbolo “@” por “[arroba]” e o “.” por “[ponto]” é uma forma simples e eficiente de enganar os robôs que procuram endereços de e-mail normais.
Não divulgue endereços de outras pessoas na Internet
Muitas pessoas costumam colocar os contactos de outras pessoas nos seus sites. Por exemplo, quando falam de alguém, colocam um link para o seu e-mail. NÃO FAÇAM ISSO! Dessa forma estão a expor o endereço de e-mail dessa pessoa aos Spammers e por isso é que todos os dias perdemos tanto tempo só a eliminar lixo das nossas caixas de correio.
Ajude a combater o SPAM!
Como podemos combater o SPAM? Aproveitando os próprios robôs dos Spammers e enviando-lhes milhares de e-mails falsos para corromper e sobrecarregar as suas bases de dados. Para isso, basta colocar uns links deste tipo no meio do texto com e-mails falsos gerados automaticamente para que, sempre que os robôs dos Spammers passarem por aqui, se encham de e-mails falsos!
Fonte: Blog de Ivo Gomes