2 de Dezembro de 2011
Ana Vieira
VER VIDEO
EDUCAÇÃO E MEDIAÇÃO: Da emergência de novos actores sociais na escola
Apresenta-se, nesta investigação, um estudo comparativo entre três territórios escolares que integram práticas de mediação sociopedagógica: um Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP) e dois Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF). Destes, um é muito construído através do empenho dos docentes e do desenvolvimento do projecto educativo; outro é implementado mais com o apoio de entidades externas como é o caso do Instituto de Apoio à Criança (IAC). Nos três casos, há educadores sociais, animadores e assistentes sociais a trabalhar, diariamente, com os professores sem que, necessariamente, haja grande entrosamento uníssono em torno do projecto educativo.
Ana Maria Sousa Neves Vieira
Doutora em Ciências da Educação, pela UTAD, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com a tese intitulada “Educação e Mediaçao Sociocultural: a emergência de novos papéis sociais na escola”, tendo como orientadores Professor Doutor Américo Nunes Peres e Professor Doutor José António Caride Gómez , de 2011. Aprovada com Distinção e Louvor.
Mestre em Ciências da Educação – História e Problemas Actuais da Educação, pela UTAD, Universidade de trás-os-Montes e Alto-Douro, 2009. Equivalência com 18 valores.
Diploma de Estudos Avançados (DEA) e Suficiência Investigadora, atribuído pela Universidade da Extremadura, Espanha, 2007, com o trabalho de investigação intitulado: “A escola em busca de profissionais sociais: um estudo comparativo”. Sobressaliente.
Licenciatura e profissionalização em Ensino de Matemática e Ciências da Natureza, 1996. Classificação final: 15 valores.
Pós-graduadação em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar pela Universidade Lusófona do Porto, 2009.