25 de Novembro de 2011
Orador António Leal
Vídeo da Conferência:
Parte 1
Parte 2
«Referênciais teóricos e a construção de modelos teóricos explicativos. Apresentação e discussão de modelos teóricos explicativos dos processos de integração das minorias étnicas imigrantes e dos descendentes filhos de imigrantes.»
Resumo
Pretendemos com esta apresentação, demonstrar aos formandos a importância e o papel dos referenciais teóricos e dos modelos teóricos no âmbito dos processos de investigação.
Os processos de investigação no âmbito das ciências sociais e humanas implicam nos seus processos metodológicos, a ancoragem teórica a diferentes referenciais teóricos que contribuem de forma significativa para a compreensão dos fenómenos em estudo e condicionam a formulação das hipóteses explicativas e consequentemente dos modelos teóricos que servirão de base à análise e construção da explicação. Partindo da apresentação dos referenciais teóricas sobre os processos de integração social das minorias étnicas imigrantes, apresentaremos e analisaremos diferentes modelos teóricos, enquanto perspectivas teóricas fundamentadas e explicativas de uma mesma realidade.
António Leal, Docente da ESEC
António Guilherme Leal, licenciado em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humana da Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Sociologia (Família e Sociedade) pelo ISCTE. É Professor da Escola Superior de Educação desde 1997, onde lecciona na Licenciatura de animação socioeducativa as disciplinas de Fundamentos da Animação; Educação e Intervenção comunitária; Educação, Lazer e Animação dos Tempos livres. Actualmente é Investigador - Assistente dos CIES - Centro de Investigação e Estudos Sociológicos, no ISCTE, onde desenvolve no âmbito do doutoramento em sociologia, o projecto de investigação intitulado «Modos de Integração diferenciados entre os Jovens Portugueses descendentes de imigrantes africanos e indianos».