Logotipo IPC

  esec no facebook esec no twitter ESEC no youtube by ESECTV
  Quinta-Feira • 03 de Julho de 2025  PT EN

 

Never Trust Sindarela

11 de Novembro de 2011

Uma análise feminista pós-colonial das estratégias de poder 

de mulheres de Moçambique e Timor-Leste.

 

VER GRAVAÇÃO

 

Notas curriculares:

Teresa Cunha

Nasceu no Huambo em Angola.

É doutorada pela universidade de Coimbra, professora da Escola Superior de Educação de Coimbra Instituto Superior Politécnico de Coimbra, investigadora e pós-doutoranda no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Formadora Sénior do Conselho da Europa.

Publicou, entre outros, os seguinte livros: ‘Timor-Leste: Crónica da Observação da Coragem’; ‘Sete Mulheres de Timor’; ‘Vozes das Mulheres de Timor’, ‘Elas no Sul e no Norte’ e ‘Ensaios pela democracia. Justiça, dignidade e bem-viver’. Está no prelo: ‘Never trust Sindarela. Estratégias de poder e autoridade de mulheres de Moçambique e Timor-Leste’. Tem artigos científicos e capítulos de livros publicados em vários países e línguas. Os seus principais interesses de investigação são, neste momento: O oceano Índico; Feminismos; Descolonização das teorias económicas contemporâneas; Economia política.

 Resumo

Quem define o que é o poder, tem [o] poder e esta é uma dissertação sobre o poder de pronunciamento, reflexão, criação, e decisão das mulheres especialmente daquelas a quem quase nunca e quase nada é perguntado.
Apresento uma reflexão comparativa que se alimenta das experiências, subjectividades e inteligibilidades de mulheres vendedeiras dos mercados informais e líderes de associações populares de dois lugares geograficamente situados: as cidades de Maputo, na costa oriental da África Austral, e Dili na costa norte da Ilha de Timor no extremo do Sudeste Asiático.
Há muitas coisas que separam as mulheres e as tornam singulares umas das outras e umas diante das outras. Tornamo-nos mulheres de muitas e variadas maneiras e existimos sociologicamente com essas diferenças. Todavia o poder de saber, de afirmar o que é poder e fazer saber que se sabe, é um poder que as mulheres de qualquer lugar do mundo podem reconhecer e fazer acontecer na sua infinita capacidade de existir, criar e resistir. 

 

« Voltar ao Ciclo de conferências: Educação, Lazer e Comunidades 

 

 


 

Informações

[+] Mais Informações em MyEsecWeb 

ESEC-em-destaque
Galeria de Imagens Site da ESECTV CINEP IWE Historico de projetos
Links de rodape

Escola Superior de Educação de Coimbra © 2008
Termos de UsoMapa do Site | Ficha Técnica | rss |  Facebook | Google+  Twitter | Símbolo de Acessibilidade na Web D |Administração do Site
Revista Cientifica - Exedra eU B-on