CNO: UMA OPORTUNIDADE DUPLA: DA PROMOÇÃO DA LITERACIA FAMILIAR AO SUCESSO ESCOLAR DAS CRIANÇAS
O desenvolvimento pessoal e social das crianças, das comunidades e da sociedade dependeu e depende da Literacia nas famílias. Um baixo nível de literacia repercutiu-se numa fraca escolarização com implicações, no insucesso escolar, em dificuldades de inserção na vida activa e numa cidadania plena.
No entanto, as respostas são possíveis sendo conhecidas alternativas de sucesso na escola e na comunidade.
O actual processo RVCC dos Centros de Novas Oportunidades (CNO) afigura-se como um reconhecido esforço no sentido do enriquecimento do sistema educativo, promovendo a literacia, o desenvolvimento cultural e as perspectivas de escolarização nas famílias portuguesas.
Deste modo, pretende-se:
- Perceber o modo como o processo de RVCC efectuado nos CNO facilita o desenvolvimento da Literacia Familiar e promove a Literacia Emergente em crianças no início do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
- Identificar as percepções que os professores tem sobre a frequência do processo de RVCC por parte dos pais dos seus alunos e o impacto desta na aprendizagem dos filhos.
- Analisar, de acordo com um modelo interdisciplinar, a importância da valorização das transferências efectuadas no âmbito da educação de adultos para as dinâmicas familiares e para a escolarização das crianças.
- Através dos dados recolhidos, criar condições para uma intervenção mais direccionada, quer junto de CNO, quer junto das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, potenciando a relação entre a formação recebida nos CNO e o sucesso escolar das crianças.
Este estudo organiza-se em três fases:
- Numa primeira fase, efectua-se um estudo exploratório com o objectivo de construir uma metodologia adequada ao desenvolvimento posterior do trabalho, os indicadores relevantes e os instrumentos de recolha e tratamento de dados;
- Numa segunda fase, será feito o alargamento do estudo, através de um processo de amostragem, ao território nacional;
- Numa terceira fase, procede-se a difusão dos resultados obtidos no estudo e a elaboração recomendações e materiais para enriquecimento da actividade dos CNO neste domínio.
Este estudo tem como consultores Pierre Dominicé da Universidade de Genebra e Ana Teberosky da Universidade de Barcelona.
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