A licenciatura em Gerontologia Social da Escola Superior de Educação de Coimbra desenvolve competências profissionais em três áreas, proporcionando as saídas profissionais no âmbito da intervenção comunitária no domínio da Gerontologia Social; gestão de organizações, serviços e de recursos sociais gerontológicos e formação no âmbito da Gerontologia Social.
O Plano de Estudos desta Licenciatura prevê a realização de um estágio curricular que se pretende que se aproximem da realidade profissional dos graduados em Gerontologia Social.
Acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Organizações sociais ou privadas de prestação de serviços e cuidados diretos à população idosa: - Centros de Dia, Centros de Noite, Lar para Idosos, Residências para Idosos, Centros de Convívio, Centros de Acolhimento Temporário e Emergência para Idosos, Serviços de Apoio Domiciliário);
Autarquias locais e serviços públicos de Segurança Social;
Organismos sociais ou privados na área da educação, do lazer e turismo sénior;
Estruturas de saúde públicas ou privadas: - no âmbito de programas de prevenção, de educação para a saúde, de prestação de cuidados primários, unidades de cuidados continuados, unidades de cuidados paliativos e hospitais.
O "Congresso de Gerontologia Social, Transição para a aposentação, contributos para adaptação" surge no âmbito da Licenciatura em Gerontologia Social, da Escola Superior de Educação de Coimbra, numa parceria com o Instituto de Psicologia Cognitiva desenvolvimento Vocacional e Social da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e da União Geral de Trabalhadores de Coimbra. Com o principal intuito de abordar o tema da transição para a aposentação, contributos para a adaptação.
II Congresso de Gerontologia Social
"Envelhecer em tempos de crise: Respostas Sociais" foi o tema debatido no II Congresso Internacional de Gerontologia Social da ESEC.
"Direito a ser idoso" | Ciclo de Conferências sobre Gerontologia
"Direito a ser idoso": uma conversa inserida no ciclo de conferências sobre Gerontologia, promovida pelo Instituto IHumanus em parceria com a ESEC, que contou com a presença de José Pinto da Costa.