 |
Primeiros socorros pediátricos
Local, sala: 9 Cave
Inscrições 1ª Edição
Inscrições - 2ª Edição
Os participantes devem levar um nenuco (ou boneco semelhante) para o workshop.
|
Os primeiros socorros constituem-se numa série de procedimentos simples com o intuito de manter vidas em situações de emergência, feitos por pessoas comuns no local do acidente até à chegada de atendimento médico especializado. A função importante do socorrista é a de manter a vítima viva até a chegada do socorro adequado, bem como não ocasionar outras lesões ou agravar as já existentes. Desta forma e atendendo que as crianças ficam mais expostas a acidentes, torna-se imprescindível que todos aqueles que lidam de perto com crianças possuam formação em Socorrismo Pediátrico. A metodologia utilizada neste workshop prende-se com métodos práticos, baseados num conjunto de atividades e exercícios de forma que o socorrista seja capaz de compreender qual o seu papel na prevenção de acidentes e executar técnicas simples de socorrismo que visem a estabilização ou melhoria da criança vítima de acidente ou doença súbita.
… porque nunca se sabe quando a vida das nossas crianças vai depender de nós!
|
Enfº Paulo Oliveira (CHUC - HG - SCI)
|
1ª Edição - 23 de fevereiro
(sábado)
9h30 – 12h30
_
2ª Edição a 9 de Março (sábado) 9h30 – 12h30
|

|
Sexualidade, género, media e educação
Local, a definir
CANCELADO por não ter um número mínimo de incrições
|
As concepções de sexualidade e género veiculadas pelos media revestem-se de importância crucial na formação de profissionais de educação. O currículo escolar não poderá continuar a alhear-se deste fenómeno social, pelo que urge incorporar, em contexto formal, a análise crítica dessas mensagens, no quadro de uma educação em sexualidade que privilegie a saúde e o respeito pelos direitos humanos.
|
Professora Doutora Filomena Teixeira
|
18 de Maio
(sábado)
9h30 – 12h30
|

|
Educação e cuidados em creche
Local, sala: 17
Inscrição
|
Recentemente o CNE, através da sua Recomendação n.º 3/2011, intitulada “A Educação dos 0 aos 3 anos” (que teve como relatora a Prof. Doutora Teresa Vasconcelos), veio sublinhar a importância de que a creche seja reconhecida como uma agência educativa, bem como de se definirem “referenciais pedagógicos nacionais, sócio-construtivistas, que favoreçam uma diversidade de pedagogias explícitas, quando compatíveis” (Oliveira-Formosinho, in CNE, 2011)”.
Neste workshop pretende-se refletir acerca destes aspetos, focalizando de modo particular a “pedagogia do cuidado”(Rockel, 2009), entendida como proposta integradora das diversas dimensões relativas à intencionalização da prática em creche.
|
Professora Doutora Ana Coelho
|
4 de abril
(quinta-feira)
18h 30 – 21h 30
|
|
Um pouco mais de sol –
eu era brasa,/Um pouco mais de azul – eu era além: textos de grandes autores nas mãos dos pequenos leitores
Local, sala: 17
CANCELADO
|
O novo programa de Português e as metas curriculares para o ensino básico contêm diversas orientações relativas ao uso do texto literário em contexto de sala de aula. Este workshop propõe algumas atividades de leitura de clássicos da literatura portuguesa, habitualmente destinados a um público mais adulto. Todavia, quer a escolha criteriosa dos textos, quer os modos de tratamento da compreensão permitir-nos-ão levar os grandes escritores a um público muito mais jovem.
|
Professor Doutor Pedro Custódio
|
26 abril
(sexta-feira)
17h30 – 20h30
|
|
O Fitness como base para o ensino de Atividades Rítmicas Expressivas (ARE)
Local: Ginásio
CANCELADO por não ter um número mínimo de incrições
|
As atividades de grupo de fitness são operacionalizadas recorrendo a um conjunto de "ferramentas" metodológicas fundamentais para um processo de ensino eficaz. Como poderão as mesmas ser utilizadas e adaptadas no bloco de ARE, do programa de EEFM do 1.º CEB, é a questão principal deste workshop.
|
Mestre Francisco Campos
|
16 de maio
(quinta-feira)
18h 30 – 21h 30
|