Programa

Programa
Dia 29 e 30 de Abril de 2011

Horário
Dia 29 de Abril de 2011 – Manhã
9.30h Sessão de Abertura

Luís Capucha (Presidente da Agência Nacional para a Qualificação)

Rui Mendes (Presidente da Escola Superior de Educação de Coimbra)

Rui Antunes (Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra)

Ana Bettencourt (Presidente do Conselho Nacional de Educação)

Helena Libório (Directora da Direcção Regional da Educação do Centro)

Lucília Salgado (Coordenadora do Projecto CNO2OP)

10.30h Intervalo
10.45h 1ª Mesa POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS MANIFESTADAS NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL

Educação Permanente, Educação Popular e Reconhecimento de Aprendizagens

Alberto Melo (Associação InLoco)

Processo de validação de adquiridos experienciais e os efeitos (in)esperados no adulto

Carmen Cavaco (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa)

A Promoção de Auto-eficácia e a Gestão de Papeis na Educação de Adultos

Carlo Patrão (Escola Superior de Educação de Coimbra)

13.00h Almoço
Horário
Dia 29 de Abril de 2011 – Tarde
14.00h 2ª Mesa A EDUCAÇÃO DE ADULTOS: A RELAÇÃO DOS PAIS COM A ESCOLA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

O Escolar e o Não-escolar: Percursos e Interacções Educativas

Almerindo Janela Afonso (Universidade do Minho)

Do insucesso escolar ao questionamento da instituição e das suas práticas internas e externas – notas sobre um percurso de investigação

Ana Benavente (ICS/ULHT)


Escola-família no 1ºCEB: Benefícios e Barreiras de uma Relação

Pedro Silva (Instituto politécnico de Leiria)

Suporte Familiar na Educação – Tendências nos desenvolvimentos passados e actuais no novo contexto multicultural na Grécia

Gella Varnava Skoura (University of Athens – Faculty of Early Childhood Education)

O Projecto de Escolarização dos adultos e o Envolvimento na Escolaridade dos filhos

Joana Ferreira (Escola Superior de Educação de Coimbra)

16.00h Intervalo
16.15h 3ª Mesa ENVOLVIMENTO PARENTAL E O SUCESSO EDUCATIVO DOS FILHOS

Envolvimento Parental e Concepções de Responsabilidade na
Escolaridade dos Filhos

Isaura Pedro (Colaboradora da Equipa de Investigação do Centro de Psicologia da Universidade do Porto)

Educação Parental no desenvolvimento académico e emocional das crianças: experiências na Suécia

Guadalupe Francia (Uppsala University Sweden)

RVCC-P: Reconhecimento, validação e certificação de competências parentais

Filomena Gaspar (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra)

Contributos da Literacia Familiar na compreensão do Envolvimento Parental

Lourdes Mata (ISPA – Instituto Universitário)

A Literacia familiar e o desenvolvimento de competências de leitura e escrita no âmbito da Educação de Adultos

Carolina Cardoso (Escola Superior de Educação de Coimbra)

18.30h Apresentação do livro “A Educação de Adultos: uma dupla oportunidade na família” com Carmo Gomes
19.30h Jantar
21.00h Actividade Nocturna (Memoriamedia)
Horário
Dia 30 de Abril de 2011 – Manhã
10.00h 4ª Mesa Centros de Novas Oportunidades – Necessidades e Potencialidades Educativas
A equipa do projecto
11.00h Intervalo
11.15h Tertúlia
12.15h Apresentação dos Posters
13.00h Almoço
Horário
Dia 30 de Abril de 2011 – Tarde
14.00h Comunicações Livres

Aquisição de competências informáticas de base –uma nova oportunidade

Ricardo Pocinho & João Gaspar (Instituto de Psicologia Cognitiva e Desenvolvimento Vocacional e Social – Universidade de Coimbra)

Escrita divertida para pais e filhos – Uma experiência de escrita partilhada entre pais e filhos, na Biblioteca Escolar do Centro Educativo de Condeixa

Cristina Pinto (Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova)


Literacia da informação e formação de utilizadores: crescer em casa

Marta Correia (Universidade Autónoma de Lisboa, Departamento de Ciências Documentais)

A relação Família e Escola no Meio Rural vista através de fotografias: Um estudo de caso no Brasil

Écio Antônio Portes & Kamila Amorim (Universidade Federal de São João del-Rei)

17.00h Sessão de Encerramento
A Autopercepção de Leitor e sua Relação com o Desempenho em Leitura e Género

A relação Família e Escola no Meio Rural vista através de fotografias: Um estudo de caso no Brasil