Logotipo IPC
    Escola Superior de Educação de Coimbra
myEsecWeb Inforum E-Aulas WEBMAIL Secretaria Virtual
Voltar à ESEC IPC
Ver:

Já existe um hotel que flutua e se move com o sol!

Categoria Geral a 25-06-2012 por andreiamoura – Deixa um comentário

Um designer industrial italiano criou um hotel-iate flutuante, movido a energia solar e submarino, feito, essencialmente, para ser atracado nas marinas ou nas proximidades das praias mais famosas do mundo.

O projeto do italiano Michele Puzzolante é um iate com cerca de 20 metros de comprimento que vem equipado com uma lâmpada de «observação» submersa para que as pessoas possam ver e observar a vida marítima.

Com dois quartos simples e dois duplos, equipados com WC e todas as comodidades de um hotel de cinco estrelas, o iate possui ainda uma cozinha, uma sala de jantar, uma sala de estar e um deck com jacuzzi.

O barco é alimentado a energia solar e tem um gerador de energia auto-suficiente, como adianta o jornal «The Herald Sun».

Se quiser passar uns dias neste barco já não vai precisar de esperar muito tempo: o Dubai vai ter uma sequência destes barcos-submarino. Vistos de cima terão o aspeto de um disco.

Fonte: Agência Financeira

Eco-hotel: Hóspedes de um dos quartos pedalam para ver televisão

Categoria Geral a 23-05-2012 por andreiamoura – Deixa um comentário

Quem aluga um quarto no Bed&Breakfast Cottage Lodge, no interior do New Forest National Park pode optar por uma divisão que têm uma inovadora bicicleta estática cujo funcionamento aciona um gerador para produzir eletricidade que é então acumulada numa bateria que alimenta a TV LCD.

O Cottage Lodge, um Bed&Breakfast inglês no interior do New Forest National Park tem agora ao dispôr dos seus hóspedes, um quarto que permite aliar o exercício, ao lazer e às preocupações ambientais.

Tudo isto porque o quarto em causa possui uma inovadora bicicleta estática que, quando alguém pedala, aciona um gerador produzindo eletricidade que é armazenada numa bateria ligada à televisão LCD.

A proprietária do “hotel” explica “Para que a ligar a TV é preciso pedalar um pouco para armazenar energia na bateria e depois a TV funciona enquanto se pedala a uma velocidade razoável, acrescentando que o recurso à bateria permite evitar os picos de tensão associados às variações de velocidade enquanto se pedala.

Se os hóspedes do quarto não se sentirem na disposição de pedalar, podem sempre recorrer à energia gerada pelo funcionamento dos painéis solares instalados no telhado.

Fonte: www.gizmag.com

Mais uma prova de como o turismo pode fazer bem às pessoas…

Categoria Geral a 23-05-2012 por andreiamoura – Deixa um comentário

Notícias de Cá…

Categoria Geral a 18-04-2011 por andreiamoura – Deixa um comentário

Jornal de Notícias

“Grande Hotel do luso reabre completamente remodelado”

Diário Económico

“Novo aeroporto vai custar 3,7 mil milhões em juros”

O projecto do novo aeroporto internacional de Lisboa vai custar 3.661 milhões de euros em juros, de acordo com a contabilização feita pela Naer, empresa pública responsável pela condução desta infra-estrutura. Os últimos números avançados pelo Governo e pela Naer, relativamente ao investimento no novo aeroporto, apontavam para um valor próximo de 3.100 milhões de euros apenas para a componente da construção, o que quer dizer que só o pagamento de juros ao longo de 28 anos vai custar mais que a construção desta infra-estrutura.

“Naer resiste à pressão do GES para mudar local”

A Naer não vai ceder às pressões do GES – Grupo Espírito Santo no sentido de tentar mudar a localização do novo aeroporto internacional de Lisboa, previsto para o Campo de Tiro de Alcochete.

“Activos da ANA avaliados em 2,8 mil milhões de euros”

O administrador da Naer, Carlos Madeira, assume que os activos da ANA, inluindo a concessão do novo aeroporto, foram avaliados em Junho de 2010 por cerca de 2,8 mil milhões de euros. E garante que está tudo pronto para avançar com o concurso público.

“Mais de 600 hotéis já foram classificados com o novo sistema do Turismo de Portugal”

“easyJet testa radar meteorológico que detecta cinzas vulcânicas”

Um ano depois do encerramento do espaço aéreo europeu devido a um vulcão islandês, a ‘low cost’ Easyjet anunciou que vai iniciar testes de um protótipo de radar meteorológico que detecta cinzas vulcânicas, instalado a bordo dos aviões.

i

“Acabaram-se as pensões, as estalagens e as albergarias”

“Páscoa: hotelaria baixa preços e aumenta ocupação”

Diário de Notícias

“Regresso da chuva e do frio ameaça estragar férias da Páscoa”

Quem resolveu tirar férias nesta altura do ano e optou por ficar “cá dentro”, não terá sorte com o tempo.

“Algarve com hotéis esgotados”

A crise parece não ter afastado os portugueses de aproveitar as férias da Páscoa. Alguns hotéis no Algarve estão esgotados e outros têm grande parte dos quartos reservados, comprovando que o sul do país continua a ser o destino de eleição para quem prefere fazer férias cá dentro.

“Deco recebeu 216 queixas contra empresas até Março”

De Janeiro a Março chegaram à Deco 216 queixas contra companhias aéreas, um número elevado, tendo em conta as 852 registadas em todo o ano passado. As queixas têm no topo das prioridades a perda ou deterioração de bagagem, seguida do cancelamento de voos, atrasos nas partidas, overbooking e recusa de embarque. No caso das low cost, as questões não são muito diferentes, mas acrescem a falta de informação, a resposta em outras línguas que não o português e a recusa pura e simples de indemnizar, quando a lei o prevê claramente, nos casos de atrasos e overbooking, explicou ao DN fonte da Deco.

“Hoteleiros baixam preços na Páscoa”

España, Portugal y Polonia intercambiarán turistas seniora partirde 2012

Categoria Geral a 18-04-2011 por andreiamoura – Deixa um comentário

España, Portugal y Polonia intercambiarán entre ellos turistas senior durante las temporadas turísticas media y baja, de acuerdo con un proyecto piloto que prevé arrancar en 2012 y que cuenta con el apoyo de la UE. De momento se desconoce el número de plazas, presupuesto estimado y destinos españoles que podrían beneficiarse de dicha iniciativa, ya que los tres gobiernos aún están negociando los detalles de este convenio internacional.

Este proyecto se enmarca dentro de la llamada “Acción Preparatoria Calypso”, impulsada por la Unión Europea para impulsar el turismo social. Y es que según sostiene Bruselas, en el futuro el turismo social será clave para luchar contra la estacionalidad turística, reforzar el concepto de ciudadanía europea y favorecer el desarrollo de economías locales.

Cabe recordar que, de momento, el gobierno español y cuatro CCAA han puesto en marcha a través de la sociedad pública Segittur el programa de vacaciones bonificadas Turismo Senior Europa, mediante el cual decenas de miles de personas mayores de 55 años de diferentes países europeos han viajado a Andalucía, Baleares, Canarias y Comunidad Valenciana en temporada baja.

Pero ahora Segittur da un paso más pues ya no se tratará sólo de traer turistas senior extranjeros, sino de posibilitar intercambios de turistas españoles con otros países europeos. Así nace el proyecto “European Seniors Travellers” en colaboración con Portugal y Polonia, que cuenta con el apoyo de la UE. “La finalidad de esta iniciativa es crear un modelo o modelos de intercambio de turistas senior en temporada baja entre estos tres países y ponerlos en marcha con un experiencia piloto en 2012″, explica Elisa Domènech, directora del proyecto en Segittur.”Como punto de partida el proyecto prevé que estos intercambios sean asimétricos entre los diferentes países, así como adaptados a sus respectivas temporadas media y baja”, añade.

Cifras pequeñas de momento

Aunque de momento no se ha fijado un número de plazas, se prevé que serán cifras “muy pequeñas”, al menos el primer año. De hecho, el objetivo de este proyecto piloto es dar con un modelo de intercambio de turistas “que asegure la viabilidad social y económica para todos los implicados” y trasladarlo a otros países de la UE.

“El objetivo último es crear una red de intercambios entre todos los Estados Miembros de la UE que voluntariamente quieran adherirse a esta iniciativa. Sin descartar que además pueda ser trasladable a otros colectivos del turismo social (jóvenes, familias con dificultades y discapacitados) involucrados en la acción Calypso”, concluye Segittur. 

Hosteltur

18/04/11